Morador de Cruzeiro do Iguaçu é aprovado em uma das universidades mais concorridas do país

Esforço recompensado. Mateus Henrique Sotoriva Witeck, 17 anos, foi aprovado no curso de Engenharia de Computação, na Faculdade Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), uma das mais concorridas do Brasil.

Ele é natural de Cruzeiro do Iguaçu e sempre estudou em escola pública: Escola Municipal Cruzeiro do Iguaçu e no Colégio Estadual Dr. Arnaldo Busato. Mateus é o terceiro filho dos professores Marcos e Nilva Witeck e irmão de Naiane e Michael.

Sempre muito estudioso, no ano que passou, ele fez o terceirão on-line, devido à pandemia, e estudava em casa, das 6h às 23h, com intervalos para descanso e refeições. Marcos, seu pai, conta que, em paralelo às atividades escolares, Mateus fez um cursinho on-line preparatório para o ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica). “Em dezembro de 2020, prestou vestibular pro ITA, não obtendo êxito entre os 12 mil candidatos concorrentes, mas ficando muito próximo da classificação. Só que é muito difícil alguém desistir da vaga.”

Em janeiro deste ano, prestou vestibular na USP, sendo aprovado na primeira fase, em que foram cobrados conteúdos de todas as disciplinas da grade curricular. Foram 90 questões, sendo que Mateus acertou 67. Foi então classificado para segunda fase, que aconteceu nos dias 21 e 22 de fevereiro. No primeiro dia, a prova foi na área de Português, Literatura e redação, toda discursiva. No dia seguinte, foi a prova da área da Matemática e suas tecnologias, também toda discursiva.

Comemoração
A divulgação dos aprovados estava prevista para o dia 19 de março, uma sexta-feira, mas dois dias antes, na quarta-feira à noite, seu irmão Michael, engenheiro civil, ligou de São Paulo, dando a boa notícia da aprovação. “Foi uma alegria só, pois faltavam dois dias pra sair a lista oficial dos aprovados”, comenta Marcos. “Foi com muito orgulho que recebemos a aprovação no vestibular da USP, pois fui testemunha da sua dedicação e empenho, principalmente neste último ano. Estaremos sempre torcendo pelo seu sucesso, continue firme e forte, em breve, vibraremos pela sua formatura”, comemora Nilva.

Fonte: Jornal de Beltrão – Foto: Arquivo familiar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *