Ouça Ao Vivo

1 de agosto de 2025 17:02

Carregando...

Ministro do STF determina que vacinação de adolescentes é decisão de estados e municípios

às
Julio Cesar Alves

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski determinou hoje que cabe aos estados, municípios e Distrito Federal a decisão de promover ou não a vacinação de adolescentes maiores de 12 anos, desde que observadas as recomendações dos fabricantes das vacinas, da Anvisa e de autoridades médicas.

A decisão foi tomada no âmbito de Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental apresentada por PC do B, PSOL, PT, PSB e Cidadania, contra determinação do Ministério da Saúde de exlcluir jovens entre 12 e 17 anos sem comorbidades do Plano Nacional de Imunização.

Na semana passada, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que mães não deveriam levar “suas crianças” para vacinar “sem autorização da Anvisa” —embora a Agência Nacional de Vigilância Sanitária tenha mantido a orientação de uso da Pfizer em adolescentes sem comorbidades.

Os partidos apontaram que garantir e estimular a vacinação de adolescentes é essencial não apenas para assegurar direitos fundamentais à vida e à saúde, como também para viabilizar o retorno seguro dos jovens às escolas.

Fonte: Portal Bem Paraná

Foto de Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Policial
Policial
Pinhal de São Bento
Pinhal de São Bento
Policial
Policial
Regional
Policial

Em Alta

Policial
Policial
Regional
Geral
Policial
Esporte
Policial
Geral
Regional