Ouça Ao Vivo

18 de setembro de 2025 15:59

Carregando...

Matheus Vermelho reforça apoio aos produtores de leite do Sudoeste

às
Silvonei Casarim
Foto: Assessoria

O deputado estadual Matheus Vermelho recebeu nesta quarta-feira (17), em Curitiba, representantes da região Sudoeste do Paraná para tratar da situação preocupante enfrentada pelos produtores de leite. Segundo as lideranças, muitos pequenos produtores já abandonaram a atividade, em grande parte devido à concorrência desleal gerada pelas regras que facilitam a importação de leite no âmbito do Mercosul.

Para o parlamentar, a política atual do governo federal tem prejudicado diretamente a cadeia leiteira. Ele destacou que a importação e o beneficiamento do leite têm provocado uma instabilidade constante nos preços, o que gera insegurança e compromete a renda das famílias do campo. “Isso tem feito uma verdadeira gangorra no preço do leite e a gente sabe o quanto os produtores estão sofrendo”, pontuou.

Matheus reforçou que a Assembleia Legislativa do Paraná está atenta ao tema e que seu mandato seguirá engajado na defesa dos agricultores. “Estamos empenhados em lutar pelas causas do povo paranaense, incluindo a produção do leite e o trabalho de todos os nossos produtores. Podem ter certeza de que o nosso apoio é total”, afirmou.

Na esfera nacional, o deputado federal Vermelho também tem acompanhado de perto o assunto e já assumiu compromisso com a defesa da atividade leiteira, buscando alternativas que garantam mais equilíbrio e justiça ao setor frente às importações.

O Ministério da Agricultura e Pecuária destaca que o Brasil é atualmente o terceiro maior produtor de leite do mundo, reforçando a importância estratégica do setor para a economia e para a segurança alimentar do país.

ENTENDA O CASO

Em agosto de 2023, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) protocolou uma petição no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) solicitando a análise da prática de dumping na importação de leite em pó da Argentina e do Uruguai. A investigação foi aberta em dezembro.

Dumping é uma prática desleal de comércio que consiste na exportação de produtos a um valor abaixo do praticado no mercado interno de um país, comprometendo a concorrência justa.

Na época, a CNA alertou que a prática comprometia o mercado interno, reduzia as margens dos pecuaristas e levava muitos produtores a abandonar a atividade.

Segundo maior produtor de leite do Brasil, o Paraná produziu 4,6 bilhões de litros em 2023/24, o que representa 14% da produção nacional. O valor da produção leiteira no estado foi de R$ 11,44 bilhões.

Em 2024, o Sistema Faep encaminhou ofício ao governo estadual pedindo a suspensão das importações do Mercosul e a adoção de medidas compensatórias. “Nossa produção doméstica estava sendo ameaçada pela entrada maciça de produtos lácteos de países do Mercosul, em especial da Argentina e do Uruguai, trazendo desequilíbrio para esse mercado”, explicou o presidente interino da Faep, Ágide Eduardo Meneguette.

Fonte: Assessoria

Foto de Silvonei Casarim

Silvonei Casarim

Redator/Locutor

Veja também

Policial
Ampére
Geral
Ampére
Geral
Geral
Policial
Ampére

Em Alta

Policial
Policial
Ampére
Geral
Regional
Geral
Geral
Geral
Ampére