Your API key has been restricted. You may upgrade your key at https://www.weatherbit.io.
Your API key has been restricted. You may upgrade your key at https://www.weatherbit.io.

Luciana solicita a implantação, com urgência, de UTI e clínica pediátricas para o Hospital Regional do Sudoeste

A necessidade de implantar clínica e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátricas no Hospital Regional do Sudoeste (HRS) Dr. Walter Alberto Pecóits motivou a deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) a enviar um requerimento ao governo do estado, solicitando urgência nesta medida. A parlamentar argumenta que “essa ainda é uma lacuna no atendimento de excelência e na cobertura especializada prestada pela instituição na região”.

O HRS – criado por lei que teve origem em projeto de lei de autoria da deputada – “é referência para a região e atende de forma integrada várias especialidades, inclusive gestantes de alto risco, desde o ambulatório, parto, até o recém-nascido em UTI neonatal e cirurgias pediátricas”, lembra a deputada no texto do documento. “Não existe na região outro estabelecimento de saúde, seja público ou particular, que contemple tantas áreas quanto o HRS. No entanto, temos uma lacuna tanto no Hospital Regional, quanto nos hospitais da região de atendimento pediátrico especializado”, completa.

Transparência na fila do SUS
Em pronunciamento na sessão desta segunda-feira (04/07), Luciana fez um apelo aos parlamentares e destacou a necessidade de urgência na tramitação do projeto de lei 21/2019, de sua autoria, em conjunto com os deputados Michele Caputo (PSDB) e Gilson de Souza (PL), que prevê a transparência na fila do SUS. O projeto teve sua primeira votação em plenário há mais de um ano e, desde então, não voltou a ser apreciado na Casa de Leis.

“A transparência vai melhorar muito o atendimento à população que depende dos serviços de saúde no Paraná e vai contribuir para amenizar o sofrimento de quem espera por consultas, cirurgias ou exames na rede pública, pelo acompanhamento periódico do andamento da fila”, afirma Luciana. A parlamentar ainda associou o problema com outra mazela, o empobrecimento do povo paranaense e do povo brasileiro neste momento: “Esse drama social só aumenta o número de pessoas que batem às portas da rede pública de saúde, necessitando de atendimento”, diz.

A deputada ressaltou ainda a falta de leitos especializados nas regiões do estado em diversas áreas de média e alta complexidades e, por isso, apresentou o requerimento que solicita a implantação urgente de clínica e UTI pediátricas no Hospital Regional do Sudoeste.

Fonte e foto: Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *