Ouça Ao Vivo

30 de julho de 2025 17:29

Carregando...

Luciana solicita a implantação, com urgência, de UTI e clínica pediátricas para o Hospital Regional do Sudoeste

às
Julio Cesar Alves

A necessidade de implantar clínica e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátricas no Hospital Regional do Sudoeste (HRS) Dr. Walter Alberto Pecóits motivou a deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) a enviar um requerimento ao governo do estado, solicitando urgência nesta medida. A parlamentar argumenta que “essa ainda é uma lacuna no atendimento de excelência e na cobertura especializada prestada pela instituição na região”.

O HRS – criado por lei que teve origem em projeto de lei de autoria da deputada – “é referência para a região e atende de forma integrada várias especialidades, inclusive gestantes de alto risco, desde o ambulatório, parto, até o recém-nascido em UTI neonatal e cirurgias pediátricas”, lembra a deputada no texto do documento. “Não existe na região outro estabelecimento de saúde, seja público ou particular, que contemple tantas áreas quanto o HRS. No entanto, temos uma lacuna tanto no Hospital Regional, quanto nos hospitais da região de atendimento pediátrico especializado”, completa.

Transparência na fila do SUS
Em pronunciamento na sessão desta segunda-feira (04/07), Luciana fez um apelo aos parlamentares e destacou a necessidade de urgência na tramitação do projeto de lei 21/2019, de sua autoria, em conjunto com os deputados Michele Caputo (PSDB) e Gilson de Souza (PL), que prevê a transparência na fila do SUS. O projeto teve sua primeira votação em plenário há mais de um ano e, desde então, não voltou a ser apreciado na Casa de Leis.

“A transparência vai melhorar muito o atendimento à população que depende dos serviços de saúde no Paraná e vai contribuir para amenizar o sofrimento de quem espera por consultas, cirurgias ou exames na rede pública, pelo acompanhamento periódico do andamento da fila”, afirma Luciana. A parlamentar ainda associou o problema com outra mazela, o empobrecimento do povo paranaense e do povo brasileiro neste momento: “Esse drama social só aumenta o número de pessoas que batem às portas da rede pública de saúde, necessitando de atendimento”, diz.

A deputada ressaltou ainda a falta de leitos especializados nas regiões do estado em diversas áreas de média e alta complexidades e, por isso, apresentou o requerimento que solicita a implantação urgente de clínica e UTI pediátricas no Hospital Regional do Sudoeste.

Fonte e foto: Assessoria

Foto de Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Regional
Pinhal de São Bento
Esporte
Policial
Geral
Geral
Policial
Ampére

Em Alta

Policial
Policial
Policial
Policial
Geral
Ampére
Pinhal de São Bento
Geral
Esporte