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24 de agosto de 2025 23:50

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Lamentável: socorrista do SAMU é ameaçado durante atendimento

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Julio Cesar Alves
Foto: Assessoria

O Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgências do Sudoeste do Paraná (CIRUSPAR) divulgou, no final da manhã desta quinta-feira (31), uma nota de repúdio após um episódio de agressão verbal e ameaça ocorrido durante um atendimento.

Um vídeo, disponível ao final deste texto, mostra a atitude lamentável, absurda e desrespeitosa de um cidadão contra um socorrista do SAMU. Por precaução jurídica, o áudio foi distorcido.

Confira a íntegra da nota:
“O Núcleo de Segurança do Paciente do Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgências do Sudoeste do Paraná (CIRUSPAR), responsável pelo gerenciamento do SAMU 192, manifesta publicamente seu repúdio a um episódio de agressão verbal e ameaça ocorrido na última quarta-feira, 30 de julho de 2025, durante um atendimento.

Durante a assistência prestada a um paciente em um estabelecimento comercial, um indivíduo interferiu de forma hostil, constrangendo os socorristas e ameaçando sua integridade física. A equipe acionou a Polícia Militar, que registrou boletim de ocorrência, e seguiu todos os protocolos institucionais de segurança, priorizando a preservação da vida e a integridade dos envolvidos.

Desde o início de 2025, o CIRUSPAR já contabiliza 57 registros de ameaça verbal ou agressão física contra profissionais do SAMU 192 Sudoeste. Esses dados reforçam que, embora a maioria das ocorrências aconteça com o apoio e o respeito da população, casos de violência pontual continuam a ocorrer.

Atos de violência contra profissionais de saúde são inaceitáveis. Além de colocarem em risco a segurança física e emocional das equipes, comprometem diretamente a qualidade e a continuidade do atendimento às pessoas que mais necessitam.

O SAMU é um serviço essencial, ativo 24 horas por dia, que atua com dedicação, técnica e humanidade no cuidado à vida. O respeito aos profissionais que compõem essa rede é indispensável.

O CIRUSPAR, por meio do seu Núcleo de Segurança do Paciente, reafirma o compromisso de promover ambientes seguros para usuários e trabalhadores, adotando medidas de prevenção e resposta a situações de risco.

Ressaltamos que a maioria da população reconhece e valoriza esse trabalho — e que comportamentos hostis são atitudes isoladas que não refletem o espírito solidário de nossa comunidade.

Aproveitamos para reforçar que a Ouvidoria do CIRUSPAR permanece disponível a toda a população como canal institucional de escuta e acolhimento de sugestões, elogios, reclamações ou inconformidades relacionadas ao atendimento prestado.

O diálogo é o caminho para a melhoria contínua e o fortalecimento da confiança entre sociedade e serviço público.”

Assista o Vídeo:

Fonte: Assessoria

Foto de Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

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