Ouça Ao Vivo

5 de setembro de 2025 14:58

Carregando...

Lacen homologa UTFPR de Dois Vizinhos no sistema estadual de exames do covid-19

às
Julio Cesar Alves

Desde segunda-feira (18), o Laboratório Multiusuário de Análises Moleculares e Biologia Molecular (BioMol), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Câmpus Dois Vizinhos, faz parte da rede estadual de análises da covid-19 do Laboratório Central do Estado (Lacen).

O BioMol tem por objetivo atender a demanda de exames para testagem da covid-19 através do RT-PCR. No entanto, tem capacidade para realizar qualquer tipo de investigação molecular, como dengue, febre amarela e chikungunya.

Desde sua inauguração, em novembro de 2020, o laboratório estava autorizado apenas a analisar amostras de pacientes suspeitos da covid-19, sem emitir nenhum laudo do resultado. Com a homologação do Lacen, nesta semana, tornou-se oficial perante o Estado na comprovação das análises relativas à doença. Antes da aprovação, o BioMol havia examinado 80 amostras clínicas com o intuito de preparar a documentação e homologação junto ao Laboratório Central.

Até o momento, quatro mil kits de testes RT-PCR e dois mil kits de extração já foram encaminhados ao BioMol. Porém, trabalha-se junto a Secretaria de Saúde de Dois Vizinhos a possibilidade da realização de mais exames, de forma estratégica, para monitorar e frear a contaminação do coronavírus. O resultado das análises no laboratório da universidade fica pronto em até 48 horas.

Investimentos
De acordo com o diretor-geral do câmpus, Everton Lozano, para a implantação do laboratório foram investidos R$ 700 mil. Essa quantia foi levantada através de parceria entre a reitoria da UTFPR, do câmpus Dois Vizinhos, do Rotary Internacional e da prefeitura do município. “Não estão nesse cômputo os auxílios e doações recebidos de várias empresas, que permitiram a compra de roupas especiais, máquina de lavar, freezer e insumos”, explicou Lozano.

Equipe
Até o momento, atuam no laboratório 18 pessoas. Entre elas, sete são professoras doutoras em Biologia Molecular, quatro são mestrandos em Biotecnologia e outras sete são alunos de graduação na universidade.

Conforme o diretor-geral do câmpus, antes de ingressarem no projeto, tanto os alunos quanto os professores foram capacitados, de acordo com os protocolos de análises internacionais, pela própria UTFPR.

Fonte e foto: Assessoria

Foto de Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Ampére
Regional
Policial
Policial
Policial
Ampére
Policial
Geral

Em Alta

Policial
Policial
Policial
Ampére
Policial
Policial
Ampére
Policial
Policial