Your API key has been restricted. You may upgrade your key at https://www.weatherbit.io.
Your API key has been restricted. You may upgrade your key at https://www.weatherbit.io.

Hospital Filantrópico Policlínica realiza milésimo transplante de rim

O Hospital Filantrópico Policlínica, de Pato Branco, alcançou uma marca histórica nesta terça-feira 24 de outubro. A realização do milésimo transplante de rim. Um paciente de 41 anos, vindo do Mato Grosso, teve uma segunda chance graças ao rim doado por sua irmã de 35 anos. Após um procedimento bem-sucedido, o paciente está em recuperação na UTI Adulto, conforme protocolo.

A complexa operação mobilizou um extenso time de profissionais especializados. Entre os envolvidos estão os urologistas Sergio Luiz Janczeski Júnior e Luis Eduardo Durães Barboza; os cirurgiões vasculares Eduar Guerios Junior e Eduar Guerios Neto. O nefrologista Jorge Ramos e os anestesiologistas Almir Antonio Molossi e Ivai Saião Aranha Falcão de Azevedo, acompanhados por uma dedicada equipe de enfermagem.

A equipe médica oferecerá uma entrevista coletiva após a alta hospitalar do paciente, em data ainda a ser definida.

A jornada de transplantes renais no Hospital Policlínica teve início em 18 de dezembro de 1985. Quando o primeiro procedimento foi feito em um paciente que recebeu o órgão do irmão. Esta equipe pioneira era composta pelos médicos Júlio Sfredo, Hélio Vida Cassi, Eduar Guérios Jr, Carlos Volpato, Pedro Bortot, Luiz Alberto Sartori (in memoriam), Eliseo Batiston e Paulo Furtado.

Ao longo dos anos, dos mil transplantes renais em Pato Branco, 602 foram de doadores falecidos (60,2%) e 398 de doadores vivos (39,8%). Refletindo o compromisso e dedicação do hospital e da comunidade em salvar vidas.

Fonte e foto: Diário do Sudoeste

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *