Ouça Ao Vivo

21 de novembro de 2025 14:10

Carregando...

GAECO cumpre mandados de busca e apreensão para desarticular organização criminosa dentro de unidade prisional

09/02/2021
às10:17
Julio Cesar Alves

O Ministério Público do Paraná, por meio do Núcleo de Francisco Beltrão do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), deflagrou na manhã desta terça-feira, 9 de fevereiro, a Operação Colete, que investiga possíveis organizações criminosas com atuação na Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão. São cumpridos doze mandados de busca e apreensão e quatro de prisão preventiva nas cidades de Francisco Beltrão, Pato Branco e Mariópolis, no Sudoeste do estado, e no município paulista de Itaí. As ordens de prisão foram cumpridas contra dois detentos que estavam em regime semiaberto com uso de tornozeleira eletrônica e dois agentes penitenciários.

Investigações conduzidas pelo Gaeco de Francisco Beltrão apontaram indícios da existência de dois grupos – integrados por agentes penitenciários, detentos e familiares de presos – que atuavam para viabilizar o ingresso de objetos ilícitos no interior do estabelecimento prisional. Entre os objetos enviados ilegalmente, estão aparelhos de telefone celular, drogas, fumo e outros itens utilizados para fugas.

São apuradas as possíveis práticas dos crimes de organização criminosa, corrupção passiva, corrupção ativa, tráfico de drogas e ingresso de aparelho celular em estabelecimento prisional.

As investigações contaram com o auxílio do Departamento Penitenciário, e os mandados de busca e apreensão foram cumpridos com a colaboração da Polícia Militar e da Polícia Civil.

Fonte: Assessoria – Foto: Portal RBJ

Foto de Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Policial
Ampére
Regional
Geral
Policial
Policial
Policial
Esporte

Em Alta

Policial
Policial
Policial
Esporte
Policial
Geral
Ampére
Geral
Geral