API key not valid, or not yet activated. If you recently signed up for an account or created this key, please allow up to 30 minutes for key to activate.
API key not valid, or not yet activated. If you recently signed up for an account or created this key, please allow up to 30 minutes for key to activate.

Fase de obras da revitalização em concreto da PRC-280 deve iniciar em agosto

Os problemas da PRC-280, considerado o corredor de escoamento do Sudoeste do Paraná, vão ficar para trás muito em breve. A empresa vencedora da licitação para restauração da rodovia deverá iniciar as obras em agosto, três meses após a assinatura da ordem de serviço.

O processo é feito através do Regime Diferenciado de Contratação Integrado (RDCI), modalidade de licitação que prevê a execução simultânea do projeto executivo e das obras em si. Com isso, esses primeiros 90 dias de contrato foram separados para a elaboração do projeto, que deve ser finalizado no final deste mês.

A documentação passará então por uma análise do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR). Vencendo essa etapa e a do processo de licenciamento ambiental, a obra pode começar a ser executada.

O Governo do Estado vai investir R$ 107,4 milhões na restauração, que usará uma técnica inédita para as estradas estaduais do Paraná: restauração da pista com pavimentação rígida em concreto, aproveitando o pavimento atual como base, técnica conhecida como whitetopping.

Os recursos são do programa Avança Paraná, viabilizado a partir de um financiamento de R$ 1,6 bilhão junto a um consórcio de bancos.

O trecho que será restaurado abrange uma extensão de quase 60 quilômetros, desde o município de Palmas até o entroncamento com a BR-153, no chamado Trevo do Horizonte, em General Carneiro. Enquanto a obra não é iniciada, equipes do DER/PR estão fazendo reparos emergenciais na pista (tapa-buracos).

Novo viaduto na BR-277 traz mais segurança a moradores de Campo Largo
A revitalização será bastante completa. A principal vantagem do whitetoping, explica Paulo Melani, engenheiro do DER/PR em Pato Branco, é a vida útil do pavimento, que pode ultrapassar os 20 anos. “Além de durar bastante, esse tipo de pavimentação também facilita a conservação posterior. É o pavimento mais adequado para rodovias que recebem um trânsito pesado como esta”, diz.

Pela técnica, o pavimento atual receberá serviços de reparos e correção do nível, sendo aproveitado como base para o de concreto. Serão instaladas placas de concreto de 22 centímetros de espessura, restaurando completamente a pista, que será alargada em 40 centímetros de cada lado.

Estado lança edital para melhorar sinalização de 10 mil km de rodovias
Os acostamentos também vão receber o pavimento de concreto, mas passarão por reciclagem de sub-base primeiro. A obra prevê ainda a adequação dos dispositivos de drenagem, da sinalização horizontal e vertical e de elementos de segurança.

RODOVIA – A PRC-280 é a principal via de ligação entre as regiões Oeste, Sudoeste e Curitiba e é utilizada para escoamento de produção agrícola, da indústria madeireira e de celulose. De acordo com estudo de tráfego, passam no trecho, diariamente, 1.826 veículos pesados (ônibus, caminhões, reboques), além de veículos de passeio. A maior parte da obra se concentrará no perímetro de Palmas, município com mais de 50 mil habitantes.

Fonte e foto: Agência Estadual de Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

slot gacor slot gacor situs toto situs toto situs toto slot gacor slot gacor bento4d toto slot slot gacor situs toto situs togel cabe4d slot gacor slot gacor slot gacor
https://elibrary.sulteng.bawaslu.go.id/file/kerja/ situs toto
hacklink al betturkey dizi film izle film izle yabancı dizi izle fethiye escort bayan escort - vip elit escort erotik film izle hack forum türk ifşa the prepared organik hit palacebetmarsbahisGüvenilir Slot siteleriSuperbahisbetgitcasinolevantparibahismatbet güncelcasibom girişjojobetcasinolevantcasibommeritking 1127casibom giriş twittermatbet güncelmarsbahiscasibom giriş güncelmatbetcasibomjojobet girişsultanbetjojobet girişjojobet girişjojobet girişjojobet girişjojobet girişslotticamarsbahis girişvaycasinomarsbahis twitterikili spot lambamarsbahis güncel girişmarsbahis günceljojobetcasibom girişsahabet girişcasibommatadorbetmatadorbet girişbayspinjojobet girişGrandpashabethitbetmatbet güncelcasinolevantcasinolevantsuperbetincasibommarsbahis girişbetsatcasibomcasibomsekabetdinamobetpiabellacasinonakitbahisnakitbahiscasibomnakitbahisMatbetSahabetOnwinMeritkingBahsegelTipobetTarafbetVdcasinoMariobetBetebetMavibetLunabetinagamingiqos tereacasibom girişpusulabetinagaming girişholiganbetdeneme bonusu veren sitelermariobetcasibomjojobetmarsbahismarsbahissuperbetcasibommrcasinobetsatbetboobetineasyabahistempobetsahabetsavoybettingngsbahiselexbetمقاطع سكسbahigoفيلم سكسsex pornoporno sexsikiş filmbetcupsexo gratispusulabetfree pornpusulabethiltonbetfilme pornoprensbetmobil pornotelefon sohbet hattımatbetbettiltbettiltonwin güncelloyalbahis giriştümbettümbetbaywinbaywindinamobetdinamobetdinamobetbetparkpiabetbatman escortcasibomlimanbethttps://fixpage.net/casibomnakitbahismarsbahisbetwoongalabetvevobahiscasibomparibahissuperbetingoldenbahisbetsmoveholiganbetbetnanolunabetmavibetaresbetgrandpashabetcasibommilanobetdumanbet girişMatbetwinxbetbetmarinocasibomcasinolevantjojobet girişbetkomgüncel giriş adresibetkomcasibomcasibomcasibomvaycasinocasibombetriyalsophie rain leakjojobetjojobetjojobetbahsegellandorbet resmi girişsahabetgüncel girişbahsegelbahsegelultrabetultrabetultrabetultrabetonwinbaywinbaywinbaywinbaywinxzbtümbettümbettümbettümbettümbetpusulabetultrabetcratosroyalbetcoinbarmarsbahisMeritkingsetrabet girişsetrabet girişAsyabahismatadorbetmatadorbetktunnelvtunneldtunnelbio linkbaywin