Ouça Ao Vivo

14 de junho de 2025 09:09

Carregando...

Expansão do Susaf é tema de encontro na Amsop

às
Julio Cesar Alves

O auditório da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) recebeu, nesta quinta-feira, 19/08, a capacitação para veterinários do Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M.) para adesão ao Susaf-PR (Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte).

O encontro teve como objetivo orientar os municípios para a adesão ao Susaf-PR, criado pela Lei Estadual 17.773/2013, e, dessa forma, expandir a comercialização dos produtos das agroindústrias da região para todo o Paraná, com a consequente geração de renda através da agricultura familiar.

“É um grande momento para a região Sudoeste. Trata-se de uma capacitação bem prática, do que cada município precisa organizar para aderir ao Susaf-PR. Então, nós oferecemos essa capacitação aos veterinários e eles farão o trabalho nos respectivos municípios”, explicou a chefe do Núcleo da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab) em Francisco Beltrão, Denise Adamchuk.

Denise destacou, ainda, que o Sudoeste “tem essa vocação de transformar as matérias-primas, principalmente leite, embutidos e mel, em produtos da agroindústria”.

O chefe do Núcleo da Seab em Dois Vizinhos, Alexandre Bianchini, ressaltou que, dos 10 municípios paranaenses que já aderiram ao Susaf-PR, sete são do Sudoeste (Francisco Beltrão, Salgado Filho, Santa Izabel do Oeste, Barracão, Dois Vizinhos, Itapejara D’Oeste e Coronel Vivida).

“Nós temos que oferecer sempre produtos de qualidade, e o Sudoeste tem esse produto. A nossa região é referência no Paraná, então essa capacitação fomenta as agroindústrias, e, consequentemente, o crescimento dos nossos municípios”, declarou o presidente da Amsop e prefeito de Bom Sucesso do Sul, Nilson Feversani.

Na ocasião, também, Feversani recebeu, das mãos do padre Vagner Raitz, coordenador da Ação Evangelizadora da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão, um manifesto sobre a criação da Pastoral da Ecologia Integral.

O documento solicita à Amsop um debate com todas as Prefeituras da região para o “fortalecimento das Secretarias Municipais de Meio Ambiente, criação/fortalecimento dos Conselhos Municipais em apoio a essas secretarias, e parceria com os órgãos de fiscalização pública e com as promotorias municipais, como forma de permitir o trabalho digno daqueles que querem crescer em harmonia com a terra, com o solo, com a água e com a biodiversidade”.

“O secretário da Agricultura do Paraná, Norberto Ortigara está sempre solícito às demandas do Sudoeste, e valoriza muito a produção das nossas agroindústrias. Por isso, é importante que a nossa região mantenha esse padrão de excelência reconhecido pelo Paraná”, salientou o deputado estadual Wilmar Reichembach.

A capacitação foi realizada pela Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop).

SELO ARTE
Dentre as palestras ministradas na capacitação, uma delas apresentou aos municípios o Selo Arte, que possibilita que produtos de origem animal artesanal, como queijos, embutidos, pescados e mel possam ser comercializados em todo o território nacional. No Paraná, a concessão do Selo Arte aos produtores é de responsabilidade da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar). E, é do Sudoeste o primeiro município paranaense a receber o Selo Arte: Salgado Filho, com o queijo colonial e o queijo ao vinho.

Fonte e foto: Assessoria

Foto de Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Policial
Regional
Policial
Policial
Esporte
Policial
Esporte
Regional

Em Alta

Policial
Policial
Policial
Policial
Regional
Esporte
Geral
Esporte
Esporte