Ouça Ao Vivo

4 de fevereiro de 2025 16:16

Carregando...

Excesso de chuva pode afetar qualidade do feijão

às
Julio Cesar Alves
Foto: Agência Estadual de Notícias

A safra 2024-2025 de feijão – primeira safra – de feijão pode ser afetada pelo excesso de chuvas que caíram entre os dias 6 e 8 de dezembro. Nesta safra houve um incremento considerável da área de cultivo na região de Francisco Beltrão-Dois Vizinhos. Na safra normal 2023-2024 tinham sido plantados 2.500 hectares e na safra atual foram plantados 13.500 hectares.

A maioria das áreas estão na fase de maturação, ou seja, próximas de serem colhidas. O feijão tem um ciclo curto – 90 dias. Porém, o feijão não suporta excesso de temperaturas ou excesso de umidade.

Antoninho Fontanella, do Departamento de Economia Rural, do núcleo regional da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab) de Francisco Beltrão, diz que é preciso esperar alguns dias para observar possíveis prejuízos. Mas ele acredita que haverá quebra na produtividade e qualidade do produto.

Em anos anteriores, a primeira safra de feijão – safra normal, de setembro a dezembro – muitos agricultores plantavam somente para consumo familiar. Desta vez, no entanto, tem produtores que plantaram até 50 alqueires. Com o excesso de chuvas pode ocorrer de plantas de feijão rebrotarem e provocarem prejuízos à produção.

Há áreas de feijão que foram dessecadas – foi passado o químico para a secagem das plantas – e aguardam o tempo firmar para que os produtores rurais possam entrar com as máquinas colheitadeiras.

Para as lavouras de soja e milho, por enquanto, não há perspectiva de quebra na produção devido ao excesso de precipitações.

Fonte: Jornal de Beltrão

Picture of Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Policial
Regional
Geral
Geral
Esporte
Ampére
Ampére
Esporte

Em Alta

Ampére
Policial
Policial
Policial
Policial
Policial
Esporte
Policial
Policial