Ouça Ao Vivo

16 de fevereiro de 2026 10:39

Carregando...

Estado mantém orientações e alerta para prevenção de acidentes com escorpiões

às
Julio Cesar Alves
Foto: Agência Estadual de Notícias

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa-PR) mantém a vigilância permanente em relação aos escorpiões. Neste período propício para viagens e atividades ao ar livre, como trilhas, parques, circulação em quintais, jardins e espaços externos, é crucial manter a atenção e adotar medidas preventivas.

No ano passado, o Estado contabilizou 8.117 ocorrências, um aumento de 24,4% em relação a 2024, que registrou 6.523 casos. Já em janeiro de 2025 houve redução de cerca de 19% no número de acidentes em comparação ao ano anterior – de 707 notificações para 571. Apesar das oscilações, o Estado mantém acompanhamento contínuo das notificações e as ações junto aos municípios para evitar acidentes.

Os escorpiões buscam abrigo em locais escuros e úmidos, como entulhos, redes de esgoto, terrenos baldios e áreas com acúmulo de lixo. Eles se alimentam de insetos, aranhas e outros invertebrados.

Entre as espécies identificadas no Estado, destaca-se o Tityus serrulatus (escorpião-amarelo), considerado o de maior relevância médica no Brasil devido à toxicidade do veneno.

A atuação envolve vigilância permanente e análise técnica das ocorrências, com monitoramento sistemático das notificações e suporte especializado aos municípios para ações de controle. Além disso, em 2025, mais de 22 mil escorpiões capturados foram encaminhados ao Laboratório de Taxonomia do Estado (Labtax) para identificação.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, o enfrentamento exige atuação conjunta. “O controle dos escorpiões depende principalmente de ações ambientais e do envolvimento da população. A prevenção começa nos cuidados diários com o ambiente doméstico e urbano”, afirmou.

As ações de vigilância são conduzidas pelas secretarias municipais de saúde, com o suporte das 22 Regionais de Saúde. Os escorpiões são capturados pela vigilância em saúde municipal por meio de busca ativa ou demanda espontânea da população, além daqueles causadores de acidentes levados ao serviço de saúde.

Fonte: AEN

Foto de Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Policial
Regional
Geral
Geral
Policial
Policial
Geral
Geral

Em Alta

Policial
Policial
Policial
Policial
Policial
Policial
Policial
Policial
Policial