Ouça Ao Vivo

23 de dezembro de 2025 05:51

Carregando...

Estado apresenta IA para mapear e evitar risco de novas agressões a mulheres

às
Julio Cesar Alves
Foto: Agência Estadual de Notícias

A Secretaria Estadual da Segurança Pública (Sesp) está desenvolvendo uma ferramenta tecnológica inédita no País para mapear as probabilidades de mulheres que já foram vítimas de violência doméstica voltarem a serem agredidas. O Algoritmo de Revitimização de Violência Doméstica, um levantamento de inteligência artificial que cruza dados de Boletins de Ocorrência Unificados de 2010 a 2023, subsidiará no futuro ações preventivas mais efetivas das polícias paranaenses para evitar novas agressões e salvar vidas.

“A tecnologia trará muitos benefícios. Iremos ampliar a capacidade que temos de prever uma possível reincidência do agressor, qualificar o atendimento policial e, o principal, que é ampliar a nossa rede de proteção às mulheres em situações de violência”, afirma o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira.

Serão analisados mais de 15 milhões de informações em boletins de ocorrências e no Formulário Nacional de Avaliação de Risco (Fonar), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para chegar ao resultado que será apresentado em um dashboard com o mapeamento de fatores que apontam maiores probabilidades de novas agressões a mulheres. Neste rol estão, por exemplo, o fato do casal ter filhos; se a mulher tem dependência financeira do agressor; se ele está desempregado ou tem dificuldades financeiras; ou se tem acesso a armas de fogo.

A apresentação da tecnologia foi feita nesta segunda-feira (1º) no auditório da Sesp durante o Seminário de Dados e Inteligência Artificial em Segurança Pública. “Utilizamos um grande volume de dados das polícias Militar e Civil paranaenses. O objetivo é aumentar a capacidade de prever reincidências e garantir respostas mais precisas”, explicou o responsável pela execução do projeto, coronel Cláudio Todisco, chefe do Centro de Análise, Planejamento e Estatística (Cape) da Sesp.

O cruzamento de dados feito pelo algoritmo irá gerar um índice de 0 a 1, que demonstra o nível de risco da vítima em sofrer uma nova agressão, e irá nortear o trabalho das forças de segurança. O objetivo é ter uma resposta mais rápida no atendimento à vítima para minimizar a chance ou probabilidade dela ser agredida novamente.

Os dados passam por etapas rigorosas de coleta, tratamento, modelagem e validação, com testes iniciais de desempenho já realizados. O trabalho está sendo desenvolvido pelo Centro de Análise, Planejamento e Estatística (Cape/Sesp), em parceria com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). O ciclo de desenvolvimento da tecnologia seguirá ao longo de 2026.

Fonte: AEN

Foto de Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Policial
Policial
Policial
Policial
Geral
Policial
Geral
Policial

Em Alta

Policial
Policial
Policial
Ampére
Geral
Esporte
Policial
Policial
Geral