Ouça Ao Vivo

9 de maio de 2025 02:12

Carregando...

Escola de Dois Vizinhos ganha Olimpíada nacional de matemática

às
Julio Cesar Alves
Foto: Agência Estadual de Notícias

A rede estadual de ensino do Paraná foi, mais uma vez, destaque da Olimpíada online de Matemática Matific, considerada uma das maiores competições escolares de matemática digital do mundo. Duas escolas paranaenses – o Colégio Estadual Nova Esperança, de Dois Vizinhos, e o Colégio Estadual Pedro II, de Goioerê – conquistaram, respectivamente, primeiro e terceiro lugar no pódio nacional, enquanto outras quatro escolas do Estado ficaram entre as dez melhores colocadas do País.

A competição nacional foi realizada no mês de abril utilizando jogos e desafios interativos (integrantes do recurso educacional digital Matific), para tornar o aprendizado da matemática mais acessível e envolvente. Os conteúdos seguem a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e são voltados para alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, tanto de escolas públicas quanto privadas. No Paraná, a ferramenta é utilizada desde 2021.

A vitória do Colégio Estadual Nova Esperança na competição foi anunciada na live de premiação do evento, no dia 24 de abril. A conquista coroa a trajetória da escola na competição: em 2022 ficou em quarto lugar no ranking nacional, no ano seguinte, alcançou o segundo lugar e, em 2024, chegou ao primeiro lugar. Façanha novamente conquistada neste ano.

“Estamos muito felizes. O colégio tem se empenhado desde a implantação do recurso, em 2021. É um trabalho intenso, no qual os alunos se empenham muito e também os professores, trabalhando pelo menos uma vez por semana com a ferramenta, em sala. Parabéns aos nossos estudantes por, novamente, colocarem o nome da nossa escola entre as melhores do Brasil no aprendizado da Matemática”, comemora Airton Bonetti, diretor da instituição de ensino.

Além de Nova Esperança e Pedro II, também se destacaram os colégios estaduais Professora Zilda Arns Neumann (Guarapuava), Jardim Esmeralda (Cascavel), Bento Mossurunga (Umuarama) e João Paulo I (Francisco Beltrão).

Para o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, o sucesso do Paraná na competição reforça a importância de metodologias inovadoras no ensino da matemática. “A Matific mostra aos nossos estudantes que é possível aprender com prazer. A gamificação tem promovido avanços significativos no desempenho escolar, despertando nos alunos o desejo de superar desafios por meio do raciocínio lógico e da criatividade”, afirma.

Fonte: AEN

Picture of Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Regional
Geral
Ampére
Policial
Policial
Notícia
Geral
Geral

Em Alta

Regional
Geral
Policial
Policial
Notícia
Ampére
Geral
Geral
Esporte