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5 de agosto de 2025 09:33

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EPR Iguaçu avança na recuperação da BR-163; no pavimento rígido, está prevista substituição de quase 600 placas de concreto

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Julio Cesar Alves
Foto: Assessoria

A EPR Iguaçu, concessionária responsável pela gestão de 662 quilômetros de rodovias nas regiões Oeste e Sudoeste do Paraná, avança na recuperação do pavimento de todo o trecho concedido. Em pouco mais de 2 meses de atuação, a concessionária já soma 220 km de rodovia requalificados, instalação e substituição de mais de 1.920 placas de sinalização, mais de 190 mil metros quadrados de sinalização horizontal revitalizados, bem como roçada e limpeza de mais de 1.500 km de rodovias.

O cronograma de reparos no pavimento iniciou na região Sudoeste, que tem papel fundamental no desenvolvimento do Paraná e onde foram mapeados trechos que apresentavam condições que exigiam atenção imediata. Dentre os segmentos que exigem maior atenção está a BR-163, composta por trechos de pavimento flexível (asfalto tradicional) e pavimento rígido (em concreto).

A BR-163 é um importante corredor logístico, eixo crucial para o fluxo de cargas, especialmente para o escoamento de produtos agrícolas e que liga os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul ao porto de Paranaguá. “A requalificação do trecho era emergencial para garantir a segurança dos usuários. Além do pavimento, temos atuado em outras frentes incluindo roçada, sinalização horizontal e vertical, bem como a implementação de dispositivos que contribuam para a redução da velocidade, evitando assim a ocorrência de acidentes”, ressalta o diretor-executivo da EPR Iguaçu, Silvio Caldas.

Em paralelo aos estudos técnicos, a EPR dialoga com as comunidades locais e autoridades, identificando os pontos urgentes de melhoria. “Ao longo de todo o trecho a segurança dos usuários é nossa prioridade absoluta. Temos atuado em diversas frentes, reforçando o número de equipes, para garantir a eficiência e trafegabilidade, proporcionando uma experiência de mobilidade mais segura e confortável para todos”, destaca o diretor-presidente do Núcleo EPR Paraná, Marcos Moreira.

Pavimento rígido
Nos trechos em pavimento rígido, foram observadas uma série de patologias e que demandam a substituição das placas de concreto. Até o momento já foram substituídas 140 placas e, ao longo de toda a rodovia, este número deve superar 570.

“O processo de recuperação de pavimento rígido é complexo e precisa seguir uma série de etapas para que alcance a qualidade, durabilidade e segurança desejadas. Elas incluem: corte, demolição e remoção da placa comprometida; limpeza e preparação da superfície para receber novo material; nivelamento e compactação da base, assentamento de nova placa, concretagem e curas química e úmida, corte das juntas e por fim a selagem. Durante todas as etapas são realizadas inspeções e testes para garantir a qualidade do trabalho, incluindo nivelamento, alinhamento, espessura e resistência do pavimento, para que possa suportar o tráfego de forma eficiente e prolongar sua vida útil”, detalha Silvio.

Nos trechos em pavimento flexível e de pista simples, os trabalhos de requalificação, entre serviços de tapa-buracos, fresagem e execução de microrrevestimento já somam 70 km e demandaram 30 mil toneladas de massa asfáltica.

O avanço na recuperação da BR-163 já tem impactado de forma significativa a segurança de quem transita pelo trecho. “Eu utilizo a rodovia com frequência para fazer atendimento a veículos danificados. Sinto que a pista já ficou mais segura. Vejo que ainda está em processo de melhoria, mas já é mais confortável e tranquilo de transitar por lá”, afirma o eletricista, Igor Grapiglia.

Fonte: Assessoria

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