Ouça Ao Vivo

26 de dezembro de 2024 14:21

Carregando...

Detran-PR implementa sistema mais seguro para transações de carros 0 km na segunda-feira

às
Julio Cesar Alves

Todos os veículos zero km do Brasil serão cadastrados e comercializados por meio do Registro Nacional de Veículos em Estoque (Renave) 0 km a partir desta segunda-feira (24). O Renave é um conjunto de transações informatizadas, sob a coordenação da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), e está integrado ao Sistema Nacional de Veículos Automotores (Renavam), que controla o estoque de veículos, desburocratiza e acrescenta segurança para a transferência de veículos em todo o território nacional.

O Renave 0 km consiste em transações sistêmicas entre montadora e concessionária, e concessionária e comprador final. O projeto pretende contemplar a comercialização de todos os veículos, novos ou usados, de acordo com o cronograma de implantação estabelecido entre os Detrans e a Senatran.

Com a implantação do Renave 0 km, o serviço de primeiro emplacamento no Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) só poderá ser realizado após a confirmação por meio das transações sistêmicas entre a concessionária, o Serpro (Senatran), e o Detran no estado no qual o veículo será emplacado, confirmando a procedência do veículo. Nesta etapa do projeto não estão contempladas vendas diretas e veículos inacabados.

Para o comprador do veículo, o processo é o mesmo, no entanto, ainda mais seguro, como explica o diretor-geral do Detran-PR, Wagner Mesquita. “A implantação do Renave 0 km representa um avanço no sistema desde a saída da montadora até o momento que o veículo é entregue ao proprietário, que acompanha o processo de forma transparente e se sente mais seguro a cada etapa”, afirma.

Detran-PR e Polícia Militar lançam manual de ciclomotores com regras de trânsito para circulação
As transações sistêmicas ocorrem no processo de primeiro emplacamento, verificando se o veículo consta no estoque da loja emissora da nota fiscal. Já a concessionária, deverá ajustar os sistemas informatizados para realizar as transações com o Serpro, conforme orienta o site da instituição.

As transferências de veículos emplacados (usados) serão contempladas na próxima etapa de implantação do Renave.

Fonte e foto: Agência Estadual de Notícias

Picture of Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Policial
Policial
Regional
Regional
Regional
Policial
Geral
Geral

Em Alta

Geral
Policial
Policial
Geral
Geral
Regional