Ouça Ao Vivo

16 de maio de 2025 18:30

Carregando...

Deputado Wilmar Reichembach quer unir forças em prol dos produtores de leite

às
Julio Cesar Alves

Auditório lotado e depoimentos emocionados. Assim pode ser definida a mobilização regional Crise do Leite, que ocorreu na manhã desta sexta-feira (01) na Amsop, em Francisco Beltrão. O evento, organizado pela Amsop e Acamsop recebeu, entre as demais autoridades, o coordenador da Frente Parlamentar do Leite da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Wilmar Reichembach (PSD). “O momento é muito grave! Precisamos limitar as importações de leite em pó do Uruguai e Argentina, pois isso está prejudicando o mercado nacional, especialmente os produtores rurais que nesta época deveriam ter lucro com a produção e está ocorrendo o contrário, amargam prejuízos! O Governo Federal tem mecanismos para reverter essa situação. Vamos juntos somar forças, encontrar caminhos e soluções urgentes”, citou o parlamentar.

O evento contou com a participação demais de 400 pessoas, entre prefeitos, vereadores, deputados, produtores rurais, lideranças de todo o Sudoeste e representantes de laticínios e cooperativas. “É a maior crise do setor leiteiro da história”, apontou o produtor Pedro Ivo, ex-prefeito de União da Vitória, ex-deputado estadual e membro do movimento Pró-Leite. Anderson Barreto, presidente da Amsop e prefeito de Coronel Vivida, destacou que “e essa dificuldade deve ser enfrentada com união, vontade e determinação”. As reivindicações apontadas no encontro deverão ser apresentadas ao vice-presidente Geraldo Alckmin na próxima semana, em Brasília.

Ouro branco
O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de leite, com mais de 34 bilhões de litros por ano, com produção em 98% dos municípios brasileiros, tendo a predominância de pequenas e médias propriedades, empregando perto de 4 milhões de pessoas. O Paraná é o terceiro maior produtor de leite do país, com 3,9 bilhões de litros por ano e representa a cadeia produtiva mais importante para os agricultores familiares do Estado. Esta produção é obtida por 110 mil produtores, dos quais 86% são pequenos produtores com até 250 litros/dia. E o Sudoeste é a segunda maior bacia leiteira do Brasil e a maior do Paraná.

Foto: Assessoria

Foto de Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Esporte
Esporte
Policial
Ampére
Policial
Regional
Policial
Ampére

Em Alta

Policial
Policial
Policial
Regional
Ampére
Ampére
Ampére
Policial
Policial