Deputada Luciana homenageia Hospital Regional do Sudoeste pelo atendimento na pandemia

A deputada estadual Luciana Rafagnin (PT), por meio de um requerimento à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), solicitou o envio de voto de congratulações com menção honrosa e certificado ao Hospital Regional do Sudoeste Dr. Walter Alberto Pecoits. A homenagem proposta pela deputada se deve à excelência dos serviços prestados pela instituição no atendimento aos pacientes de covid-19 na região. “Pelo empenho e êxito da sua equipe, diante dos desafios enfrentados na luta contra a pandemia da covid-19”, ressalta Luciana no texto do requerimento.

Desde a sua implantação, há 11 anos, o HRS é referência nos cuidados e atendimento à população do Sudoeste e se tornou essencial no enfrentamento à pandemia. A deputada Luciana destaca ainda no documento que o hospital precisou aumentar o número de leitos e contratar equipe multidisciplinar específica para dar conta das demandas. Ela lembra que essa equipe, muitas vezes, se colocou em risco pela própria natureza da atuação na linha de frente e se viu privada da convivência familiar.

Em agosto, o HRS alcançou a marca de mil altas hospitalares de pacientes da covid-19. “É uma prova de que o trabalho foi realizado e muito bem feito para salvar essas vidas na luta do enfrentamento à doença”, disse. O hospital dispõe de 160 leitos ocupados e 33 leitos de terapia intensiva voltados a pacientes de covid-19. É referência também em traumas e gestação de alto risco na região, além de realizar cirurgias pediátricas, vasculares e tratamentos bem conceituados em ortopedia e urologia, entre outros.

“Esses profissionais se desdobraram para que os pacientes recebessem todo cuidado e atenção necessária à sua recuperação”, disse. “Todos os servidores e servidoras do HRS não mediram esforços em momento tão difícil para a nossa gente. Por essa razão, contam com nosso reconhecimento e admiração”, completou. Luciana foi autora do projeto de lei de criação do Hospital Regional do Sudoeste em 2001. Visitou recentemente a instituição, acompanhada da deputada federal Gleisi Hoffmann, para levar o protocolo de uma indicação ao orçamento do Ministério da Saúde, no valor de R$ 300 mil, a serem destinados ao custeio e para ajudar na manutenção do hospital.

Em pronunciamento na sessão plenária desta terça-feira (14), a deputada lembrou a luta, há 20 anos, pela implantação do Hospital Regional do Sudoeste, fruto da organização das mulheres agricultoras da região, com o objetivo de diminuir a distância e a dependência das famílias sudoestinas de atendimento de média e alta complexidades em Curitiba e em Cascavel. “Por todas as vidas que estão sendo salvas e pela redução do sofrimento às famílias dos pacientes com o funcionamento do HRS, é muito justa essa homenagem”, concluiu.

Fonte e foto: Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *