Criminosos do “golpe dos nudes” usam perfil falso para extorquir vítimas de Capitão e região

O conhecido “golpe do nudes” consiste na criação de perfis fakes de garotas nas redes sociais que, a partir daí, passam a adicionar homens, na maioria das vezes, de meia idade e casados. Inicia-se então uma troca de mensagens de cunho sexual. O Sargento de Capitão L. Marques Sidinei Rochembach alerta para o golpe.

Ele explica que, durante as conversas realizadas por meio do bate-papo dos aplicativos e também via Whatsapp, fotos íntimas, conhecidas como nudes, são trocadas entre a suposta garota e as vítimas que são, a todo tempo, enganadas pelos autores do crime. Vale destacar que na abordagem a suposta garota não declara ser menor de idade, informação que surge apenas posteriormente quando é realizada a extorsão.

Já de posse da foto da vítima e das trocas de mensagens, os golpistas entram em contato e se apresentam como policial civil ou até mesmo pai da garota, informam que a menina seria menor de idade e exigem dinheiro para não realizarem a prisão da vítima.

Caso a vítima não deposite a quantia em dinheiro exigida pelos criminosos, eles ameaçam expor toda a conversa e fotos aos familiares das vítimas e pessoas próximas, que, subjugados a essa situação, acabam efetivando os depósitos.

Para o Sargento Sidinei é fundamental que as pessoas estejam atentas para não cair no golpe e, assim que receber as primeiras ameaças, a recomendação é de que entre em contato com a polícia que orientará qual a melhor forma de agir.

O Sargento também pede para que as pessoas denunciem. Alguns casos já aconteceram aqui em Capitão e região, mas as vítimas ficam receosas em registrar o boletim de ocorrência.

Fonte e foto: Rádio FM Interativa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *