Criminalística terá novos peritos no Sudoeste

O Instituto de Criminalística será fortalecido na região Sudoeste do Estado. Responsável pelas perícias em locais de crime, acidente de trânsito com vítimas fatais e ainda uma série de outras atividades, o Instituto deverá receber, em breve, sete novos peritos. A informação foi prestada pelo diretor da Polícia Cientifica no Sudoeste do Estado, perito Patrick Souza, ao conceder entrevista à Extra FM de Chopinzinho. Na ocasião, Patrick lembrou que no início do segundo semestre do ano passado (2020) aconteceu uma grande restruturação da Polícia Cientifica. Com isso, ele que respondia apenas pela Seção Técnica da Criminalística em Francisco Beltrão, passou também a responder pela direção do IML (Instituto Médico Legal) de Francisco Beltrão e de Pato Branco, além da unidade da Criminalística de Pato Branco, tendo os, então, médicos diretores dos IMLs agora como seus adjuntos.

Com a vinda de novos peritos e a inclusão, através de concurso, de policiais militares da reserva remunerada como responsáveis pela remoção dos corpos nos IMLs, Patrick acredita que será possível dar agilidade ao serviço na região Sudoeste. Os novos peritos serão lotados em Pato Branco. Dessa forma, será possível ter duas equipes de plantão, uma em cada microrregião, deslocando, inclusive, juntas com o IML até os locais, o que dará celeridade a todo o trabalho.

O diretor regional da Polícia Cientifica ainda lembrou que, a partir de agora, além do IML de Pato Branco remover os corpos em Rio Bonito do Iguaçu, pertencente a 2ª SDP de Laranjeiras do Sul, as perícias também passam a ser feitas pelos peritos de unidade de Pato Branco. Até então o trabalho era feito por peritos da Seção Técnica de Guarapuava. Ele ainda lembra que, ao contrário do que a população imagina, o IML atende muito mais pessoas vivas do que remove corpos. “Trabalhamos muito mais com pessoas vivas do que recolhemos corpos em locais de crime ou acidentes. É no IML que são feitos exames de lesão corporal, de conjunção carnal, entre outros, isso diariamente”, revelou.

Fonte e foto: Evandro Artuzi/Portal RBJ/Extra FM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *