Ouça Ao Vivo

15 de junho de 2025 00:41

Carregando...

Confirmação de 1º caso de gripe aviária em granja no Brasil

às
Julio Cesar Alves
Foto: Jornal de Beltrão

O Brasil confirmou o primeiro caso de gripe aviária em aves comerciais em sua história. Tecnicamente chamada de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), a infecção foi registrada em uma granja em Montenegro, no Rio Grande do Sul.

Nota emitida pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) informa que, “diante deste cenário inédito no território nacional, a Adapar reforça a necessidade de vigilância constante e rigorosa aplicação das medidas de biosseguridade em todas as granjas comerciais do Estado do Paraná”.

A Adapar afirma que, desde o primeiro alerta nacional, o Paraná tem realizado o monitoramento de aves silvestres, feito ações de vigilância em granjas comerciais e capacitado os profissionais de defesa sanitária animal.

Embora o vírus já tenha sido detectado anteriormente em aves silvestres no Brasil, esta é a primeira vez que atinge a avicultura comercial no país. Até o momento, o Paraná não possui registros de casos suspeitos ou confirmados.

China e Europa suspendem compra de carne de aves do Brasil

A China e a União Europeia suspenderam a importação de carnes de aves brasileiras. Em entrevista à CNN, o ministro Carlos Fávaro (Agricultura) declarou: “Ao dar ontem [quinta] à noite a confirmação definitiva de que era gripe aviária, nós publicamos no Diário Oficial da União o status de emergência zoossanitária por 60 dias, com o bloqueio dos 10 quilômetros, e suspendemos o Rio Grande do Sul das exportações, cumprindo o protocolo”.

Juntos, China e Europa importam mais de 790 mil toneladas de frango por ano. Em 2024, a China foi o principal importador de frango brasileiro; seguida pelos Emirados Árabes Unidos, com 455 mil toneladas; e o Japão, com 443 mil toneladas.

O Jornal de Beltrão conversou com um gerente industrial do setor. Ele disse que, até a confirmação do vírus, o principal desafio era manter o status sanitário do Brasil. Agora, com a perda desse reconhecimento, o foco passa a ser a recuperação da confiança dos mercados internacionais. Ele prevê um impacto econômico expressivo para a cadeia produtiva da avicultura.

Fonte: jornal de Beltrão

Foto de Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Esporte
Policial
Policial
Regional
Policial
Policial
Esporte
Policial

Em Alta

Policial
Esporte