Ouça Ao Vivo

26 de dezembro de 2024 14:45

Carregando...

Concurso Orgulho da Terra premia três empreendedores rurais do Sudoeste

às
Julio Cesar Alves

O governador Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD) exaltou o poderio, a diversidade e a sustentabilidade do agronegócio paranaense durante o anúncio dos vencedores do 1º Prêmio Orgulho da Terra, na sede do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), em Curitiba.

A premiação reconhece as melhores práticas econômicas, ambientais e sociais do agronegócio paranaense e é uma iniciativa do Grupo RIC, em parceria com o IDR-Paraná-Iapar-Emater e o Sistema Ocepar.

Ao todo, 12 produtores foram homenageados com o Troféu Orgulho da Terra, em diferentes categorias: Suínos, Aves, Soja e Milho, Bovinocultura de Leite, Feijão, Bovinocultura de Corte, Piscicultura, Turismo Rural, Agroecologia, Sericicultura, Inclusão Social e Agroindústria.

Três foram do Sudoeste: Na Agroindústria, a produtora Franciele Rechembach Haselbauer, de Salgado Filho; na Soja e Milho, produtor Laércio Dalla Vecchia, de Mangueirinha; e no Turismo Rural, produtor João Carlos Betiatto, de Francisco Beltrão. Para a secretária municipal de Francisco Beltrão Liliana Andrade (Desenvolvimento Econômico), trata-se de mais uma importante conquista para o município, além de incentivar toda a cadeia de turismo rural. “A Prefeitura apoia todas as iniciativas de turismo rural e o setor vive um momento de retomada. Essa conquista é de fundamental importância para motivar toda a nossa cadeia de turismo”, enfatizou a secretária.

Selo Arte
“É um reconhecimento. Divulga o nosso trabalho e ajuda a ganhar mercado, a vender para o País inteiro”, afirmou Franciele. Ela recebeu também o Selo Arte, certificação que assegura o processo de produção artesanal e permite a comercialização para todo o território nacional – a queijaria Rancho Fundo foi a primeira do Estado a ganhar a condecoração, ainda no ano passado, desde então já está operando com o mercado ampliado. Nesta semana, em Curitiba, foi apenas a formalização de entrega do selo.
Denise Adamchuk, chefe regional da Secretaria da Agricultura, ficou feliz com as premiações sudoestinas. “Vivemos um bom momento, tudo isso serve de incentivo para continuarmos o trabalho”, comentou com o Jornal de Beltrão. Ela lembra ainda que hoje, 9, em Curitiba, será lançada a “Rota do queijo do Paraná”, com 33 municípios, sendo 16 do Sudoeste — dez da região de Beltrão, cinco da de Pato Branco e um da de Dois Vizinhos.

Elogio do governador
“Os agricultores paranaenses são nosso grande orgulho e os responsáveis por transformar o Paraná em uma das maiores potências agrícolas do mundo. A vocação do Paraná é produzir alimentos, costumo dizer que temos de ser o supermercado do mundo. Exportar a soja, o milho, o trigo, mas também industrializar e vender o empanado e o bacon”, destacou Ratinho Júnior.

“Tudo isso dentro do conceito de desenvolvimento sustentável, de uma política de fazer do Paraná mais verde, como a OCDE nos certificou, confirmando que o Estado é um dos mais sustentáveis do mundo. Prática que os agricultores já fazem há tempos. Em que outro lugar do mundo que em uma pequena propriedade se cria porco, frango, planta hortaliças e ainda produz energia com os dejetos da suinocultura? Só mesmo no Paraná”, ressaltou o governador.

O governador Ratinho Júnior destacou ainda o papel essencial exercido pelo campo na recuperação da economia local em meio ao combate à pandemia da Covid-19. “O agronegócio, a agricultura familiar, é a força do nosso Estado, o que fazemos de melhor.”

Confira os vencedores do Sudoeste
Agroindústria
Produtor: Franciele Rechembach Haselbauer/Salgado Filho.
Turismo Rural
Produtor: João Carlos Betiatto/Francisco Beltrão.

Soja e Milho
Produtor: Laércio Dalla Vecchia/Mangueirinha.

Os cases de sucesso do agronegócio paranaense foram escolhidos com base nos pilares de crescimento econômico, social e ambiental, ressaltando os empresários rurais que aplicaram as melhores práticas para alcançar altos padrões de qualidade na produção.

Um comitê de notáveis composto pela Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Federação da Agricultura do Estado Paraná (Faep) e Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep) elegeu os vencedores.

Fonte e foto: Jornal de Beltrão com Assessoria

Picture of Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Policial
Regional
Policial
Policial
Regional
Regional
Regional
Policial

Em Alta

Geral
Policial
Policial
Geral
Geral
Regional