Comitê de crise em saúde é instalado na região

Nesta quarta-feira, 26/05, foi instalado oficialmente o Comitê de Crise em Saúde, na sede da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), com uma reunião entre os membros efetivos do Comitê: coordenador Elói Schlikmann (chefe da Divisão de Gestão em Saúde da 8ª Regional de Saúde), Helton Pfeiffer (coordenador da Associação Regional de Saúde do Sudoeste – ARSS), Patrícia Mallmann Brocardo (servidora cedida pela Prefeitura de Francisco Beltrão) e Claudete Meurer (servidora cedida pela Prefeitura de Dois Vizinhos). A microrregião de Pato Branco irá indicar, até a próxima sexta-feira, 28/05, um representante para compor o Comitê.

Como primeiro tópico da reunião, o Comitê debateu os dados referentes aos kits para intubação nos municípios, e a compra de medicamentos utilizados nesses kits através dos consórcios de Saúde da região, como a ARSS e o Consórcio Intermunicipal de Saúde (Conims).

A reunião abordou, também, a elaboração de um regimento com as diretrizes de atuação do Comitê, sob a supervisão do departamento jurídico da Amsop.

O coordenador do Comitê, Elói Schlikmann, pediu que a Amsop encaminhe ofícios aos prefeitos da região para que disponibilizem, em seus respectivos municípios, servidores para auxiliar a secretaria de Saúde nas notificações e monitoramento de casos de covid-19, bem como, integrarem as equipes de fiscalização das prefeituras no cumprimento de medidas sanitárias. A ideia, de acordo com o coordenador, é que servidores de pastas como Cultura e Esporte, que estão em período de atividades reduzidas por conta da pandemia, sejam remanejados para as secretarias de Saúde dos municípios.

Um dos membros do Comitê, Helton Pfeiffer quer convocar todos os 42 prefeitos, juntamente com os secretários de Saúde dos municípios, para uma reunião, e, assim, conhecer detalhadamente as demandas dos municípios na área da Saúde.

O Comitê de Crise também deve lançar uma campanha de conscientização para toda a população do Sudoeste, sobre a gravidade da pandemia no momento e os prognósticos desafiadores para o período do inverno, que, tradicionalmente, apresenta um aumento significativo em doenças respiratórias.

Os diretores da Amsop, José Kresteniuk e Claudemir Freitas também participaram dessa reunião de instalação do Comitê de Crise em Saúde, que deve se reunir novamente nesta quinta-feira, 27/05, para formular um cronograma de trabalho para as próximas semanas.

Fonte e foto: Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *