Ouça Ao Vivo

12 de novembro de 2024 15:56

Carregando...

Com tropa de elite, Bombeiros reforçam equipe de busca por criança em General Carneiro

às
Julio Cesar Alves
222
Foto: Agência Estadual de Notícias

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) enviou reforços para atuar na cidade de General Carneiro, onde uma enxurrada causada pelas chuvas fortes durante a madrugada causou estragos em dezenas de residências e deixou uma criança de dois anos desaparecida. A busca pela menina contava durante a tarde desta quinta-feira (7) com oito bombeiros militares da região, sendo cinco de União da Vitória e dois de Irati, além de quatro agentes da Defesa Civil.

Esse grupo ainda contará com integrantes da equipe de força-tarefa do Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST). Saíram de Curitiba, com previsão de chegada por volta das 18 horas, sete bombeiros militares e um cão de busca. Outros dois militares e três cães estão sendo deslocados de Tibagi. Com isso, serão adicionados à operação já em andamento em General Carneiro, mais nove bombeiros e quatro cães. Entre os equipamentos, estão dois tipos de embarcações e um drone termal.

Durante a manhã, um casal que estava ilhado em cima de um telhado foi socorrido. Com a rápida redução do nível da água no município, a atividade na região passou a se concentrar toda na localização da criança desaparecida. Ela, os irmãos e os pais foram empurrados para fora da casa com a força da água do Rio Dorino, que fica ao lado da residência e que transbordou rapidamente com o excesso de chuva. A família conseguiu se segurar em uma cerca, mas a menina de dois anos acabou sendo levada pela enxurrada.

Até o meio da tarde desta quinta-feira, mais de mil metros haviam sido percorridos pelas equipes de busca, nas duas margens do rio, mas sem sucesso. A correnteza muito forte tem dificultado o trabalho. Cerca de 20 voluntários civis, além de servidores da prefeitura, também ajudam na operação.

O número de edificações afetadas ainda está sendo levantado pelas autoridades.

AÇÃO EM VÁRIAS FRENTES – A captação de água foi temporariamente comprometida devido à queda de energia em uma das estações da Sanepar, que já foi religado pela Copel. Até que a situação seja totalmente normalizada, a Sanepar enviou um caminhão-pipa para garantir o abastecimento dos moradores, especialmente daqueles que residem em áreas mais altas da cidade, onde a água demora mais para retornar.

A força da água danificou muitas ruas, destruindo parte do asfalto e causando o desmoronamento de muros, cujos casos mais urgentes já estão sendo atendidos desde madrugada.

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) informou que a PR-170, próximo a General Carneiro, também foi atingida por escorregamento de material devido às fortes chuvas. Equipes do DER/PR atuaram na limpeza da pista e remoção de barreira ao longo de todo o dia e os serviços foram concluídos no final desta tarde. O tráfego está liberado no trecho.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

Picture of Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Geral
Regional
Geral
Policial
Geral
Geral
Ampére
Policial

Em Alta

Policial
Policial
Policial
Policial
Policial
Policial