Your API key has been restricted. You may upgrade your key at https://www.weatherbit.io.
Your API key has been restricted. You may upgrade your key at https://www.weatherbit.io.

Coleta de dados sobre saneamento pelas prefeituras começa nesta terça-feira

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), comunica a todas prefeituras do Paraná sobre o início do processo de Coleta de Dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). Essa coleta se refere às informações sobre manejo de drenagem e das águas pluviais urbanas; manejo de resíduos sólidos urbanos; e abastecimento de água e esgotamento sanitário.

O prazo para envio das informações será iniciado nesta terça-feira (4) e encerrado em 30 de maio deste ano, e elas foram solicitadas pelo Ministério das Cidades, por meio do Departamento de Cooperação Técnica/Coordenação de Gestão da Informação.

O fornecimento de dados ao SNIS é condição para o acesso dos municípios aos recursos públicos federais para saneamento básico, sendo fundamental o preenchimento das informações pertinentes dentro do prazo.

O secretário do Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Bernardo Jorge, reafirma a importância do cadastramento. “É uma ferramenta importante para orientar a aplicação de recursos públicos, portanto é fundamental que os dados sejam preenchidos corretamente, e estamos à disposição para esclarecer as prefeituras municipais”.

Criado em 1996, o SNIS é uma unidade vinculada à Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental (SNSA) do Ministério das Cidades. Com abrangência nacional, seus objetivos são auxiliar o governo federal no planejamento e na execução de políticas públicas; orientar a aplicação de recursos públicos; gerar conhecimento e proporcionar a avaliação do setor de saneamento; avaliar o desempenho dos serviços; aperfeiçoar a gestão; orientar as atividades regulatórias e de fiscalização; e possibilitar o exercício do controle social.

Além disso, o SNIS serve como auxílio aos municípios e seus respectivos prestadores de serviço para o planejamento e avaliação das suas atividades.

Fonte e foto: Agência Estadual de Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *