Campus da UFFS – Realeza é premiado no V Encontro Regional de Ensino de Física

O trabalho de acadêmicos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Física da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza foi um dos premiados durante o V Encontro Regional de Ensino de Física (EREF) e Semana Acadêmica de Licenciatura em Ciências Exatas da Universidade Federal do Paraná.

O vídeo “Talk Show Uma Forma Divertida de Discutir e Ensinar Física”, apresentado pela acadêmica do curso de Física, Mayara de Alcantar Languer, mostrou como os estudantes desenvolveram uma Feira Itinerante de forma divertida e instigante. Por meio de apresentações teatrais, os acadêmicos mostraram as contribuições de pesquisadores como Albert Einstein, Isaac Newton, entre outros, e realizaram diferentes experimentos de Física. Em muitas dessas interações, a plateia formada por estudantes do Ensino Fundamental e Médio era convidada a participar das experiências. As atividades da Feira Itinerante foram realizadas no ano de 2019, nas cidades de Realeza e Santa Izabel do Oeste.

O V EREF foi realizado em setembro de 2020, no formato on-line, porém a premiação do trabalho ocorreu neste mês de julho de 2021, em razão da pandemia. O vídeo dos estudantes da UFFS obteve o terceiro lugar, com 216 curtidas. Como premiação, a apresentadora do trabalho recebeu um kit de arduíno, o qual é formado por vários sensores, módulos e componentes eletrônicos, podendo ser utilizado em diversos projetos na área de eletrônica.

Sobre os resultados do Talk Show, a acadêmica Mayara destacou que a forma divertida de apresentar conceitos de Física estimulou a curiosidade científica dos estudantes. “Ao observarmos as reações dos alunos durante as apresentações, foi notória a surpresa diante de resultados inesperados, assim como o interesse nos assuntos abordados. Essa prática também trouxe maior interação com outras escolas, favorecendo o diálogo entre a universidade e a escola. Ainda, este trabalho exigiu conhecimento e criatividade de todos os integrantes do PIBID”, salientou.

A coordenação do projeto foi do professor da UFFS, Eduardo de Almeida, e dos professores de Física Ivete Rosalina Raymundo Matciulevicz, do Colégio Doze de Novembro, Cleomar Schmitz, do Colégio João Paulo II, ambos de Realeza, e Janice Tubiane, do Colégio Estadual Guilherme de Almeida, de Santa Izabel do Oeste.

Além de Mayara, também participaram do projeto os estudantes Ana Flavia Hoffmann, Bruna Raquel Duglokenski, Estefany Potmaier, Eduardo Fernando Dias, Eliseu de Quadros, Guilherme Schimidt Zilio, Kauni Andretta Zamboni, Lucas Felipe de Miranda Siminihuk, Pablo Henrique de Moura Vieira, Roberta Regina Mai, Thayna Rodrigues Neiva, Vanessa Bomkoski Fiuza e Victor Gudoski.

Sobre o V EREF
O V Encontro Regional de Ensino de Física (EREF), promovido pela Universidade Federal do Paraná, foi realizado em conjunto com a Semana Acadêmica de Licenciatura em Ciências Exatas. As atividades do evento buscaram agregar estudantes de graduação de licenciatura em Física e licenciatura em Ciências Exatas, professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio, pesquisadores das áreas de Ensino de Física e de Ensino de Ciências em Geral do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Fonte e foto: Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *