Cadeia de Capanema é a última da região a passar para a gestão do Depen

A carceragem da Delegacia de Polícia Civil de Capanema é a última da região Sudoeste a passar em definitivo para a gestão plena do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen). As cadeias públicas de Palmas (91 presos), Pato Branco (230 presos), Francisco Beltrão (123 presos), Dois Vizinhos (51 presos), Santo Antônio do Sudoeste (58 presos) e Capanema (19) estão todas sob o controle do Depen. Além destes detentos, a Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão possui 1.188 presos.

O diretor da PEFB e coordenador regional do Depen, Marcos Andrade, informa que os presos do Paraná estão todos sob responsabilidade do Departamento, o que libera a Polícia Civil para sua atividade fim que é a investigação policial. O delegado de Polícia Civil Rodrigo Colombelli, responsável pela Comarca de Capanema, disse que a equipe de investigação local deixa de fazer a custódia de presos para se dedicar exclusivamente aos trabalhos de polícia judiciária.

“Quem ganha com isso é a população, é a Polícia Civil, pois fica cada um no seu espaço.” Estão sendo feitas adequações no prédio da Delegacia para que os agentes de cadeia possam fazer seu trabalho. “Mas a solução definitiva é a saída da Delegacia deste local. Temos o projeto para a construção de uma nova delegacia, a Delegacia Cidadã, mas estamos aguardando a cessão de um terreno pela Prefeitura para dar andamento no projeto junto ao Governo do Estado.”

Fonte e foto: Jornal de Beltrão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *