Ouça Ao Vivo

17 de janeiro de 2026 13:09

Carregando...

BRDE alcança 383 municípios no Paraná e opera crédito em 96% do Estado

às
Julio Cesar Alves
Foto: Agência Estadual de Notícias

Com operações de crédito em 383 dos 399 municípios paranaenses, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) encerrou 2025 com presença em 96% do território do Paraná. O número traduz a atuação do banco no Estado, levando financiamento de longo prazo a cidades de diferentes portes, em áreas como agroindústria, infraestrutura, energia, inovação e serviços públicos, e a regiões onde o acesso a crédito estruturado costuma ser decisivo para viabilizar investimentos e destravar projetos.

No ano passado, a atuação no Estado somou R$ 2,244 bilhões em novas contratações, em 5.707 operações, resultado 8,4% superior ao registrado em 2024. O desempenho no Paraná também se destacou no contexto regional: o total contratado pelo BRDE nos estados em que atua chegou a cerca de R$ 5,68 bilhões em 2025, com o Paraná respondendo por quase 40% desse volume.

“O Paraná tem vocação para produzir e inovar, e isso demanda financiamento que acompanhe o tempo do investimento. As operações do BRDE em tantos locais indicam que empreendedores e gestores públicos encontraram uma porta aberta para projetos consistentes, com análise técnica e previsibilidade de longo prazo”, diz o superintendente do BRDE no Paraná, Paulo Starke.

Os dados consolidados reforçam a dimensão regional da capilaridade do banco. Ao fim de 2025, o BRDE mantinha operações em mais de 95% dos municípios de toda a Região Sul. Somados, os três estados registram 1.136 municípios com operações do banco, evidenciando a presença da instituição também em cidades pequenas, cujas iniciativas locais — de expansão industrial e inovação a projetos de infraestrutura, energia e agroindústria — dependem de financiamento planejado e acompanhamento técnico.

Além da Região Sul, o BRDE também encerrou o ano com contratos de crédito ativos em 70 dos 79 municípios do Mato Grosso do Sul (88%), estado do Centro-Oeste onde mantém atuação.

A maior cobertura proporcional foi registrada em Santa Catarina, com atendimento em 293 dos 295 municípios (mais de 99% do total). Já no Rio Grande do Sul, o banco opera em 460 dos 497 municípios (92,5%). O desenho da atuação permite adaptar instrumentos de crédito e apoio técnico a realidades econômicas distintas — do campo à cidade, de cadeias tradicionais a novos setores, de necessidades empresariais a demandas do setor público.

“Capilaridade é uma forma de espelhar a capacidade de levar financiamento onde ele se faz necessário. Ao operar em praticamente todo o território dos estados onde atua, o BRDE converte diretrizes de fomento em investimento produtivo e infraestrutura”, afirma o diretor-presidente do BRDE, Renê Garcia Júnior.

Fonte: AEN

Foto de Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Regional
Regional
Policial
Regional
Regional
Ampére
Regional
Policial

Em Alta

Policial
Policial
Policial
Ampére
Policial
Policial
Ampére
Policial
Policial