Ouça Ao Vivo

10 de setembro de 2025 11:57

Carregando...

BPFron diz que entrada irregular de vinhos na região Sudoeste é “endêmica”

às
Julio Cesar Alves

A entrada ilegal de vinhos da Argentina continua sendo uma preocupação das autoridades. Reportagem do Fantástico, do último domingo, mostrou que o contrabando de vinhos é um mercado clandestino que movimentou R$ 2 bilhões só em 2021. Em 2019, foram apreendidas 87 mil garrafas de vinho introduzidas irregularmente no Brasil. Em 2021, foram quase 600 mil.

O Paraná tem limites importantes, entre eles a tríplice fronteira de Foz do Iguaçu com Argentina, Brasil e Paraguai, a mais movimentada do País; a fronteira em Guaíra, também com o Paraguai; e a fronteira com a Argentina, na região Sudoeste, em Santo Antônio e Barracão.

Segundo o Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), a entrada clandestina de vinhos tem se demonstrado “endêmica” na região Sudoeste. Ou seja, “é natural acontecer”. Pela região, ocorrem os maiores índices de apreensões deste tipo de ilicitude. O Batalhão realizou minimamente 72 grandes apreensões de vinho entre 2019 até o primeiro semestre de 2022. Neste período também foram apreendidos 108 veículos usados para o crime, sendo 43 automóveis. Entre 2019 e 2020, quando teve início a pandemia, o crescimento das apreensões explodiu, subindo de 648 para 11.901. Esse período também coincidiu com a grave crise econômica da Argentina, causando enorme desvalorização da moeda (um Peso equivale a dois centavos de Real).

Fonte: Jornal de Beltrão – Foto: BPFron

Foto de Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Policial
Regional
Policial
Policial
Geral
Geral
Policial
Esporte

Em Alta

Policial
Policial
Policial
Policial
Pinhal de São Bento
Esporte
Ampére
Geral
Ampére