Base do SAMU em Ampére já realizou atendimentos

Ampére conta desde o começo desta semana com uma base descentralizada do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência – SAMU. Até a manhã desta quinta-feira, 22, foram realizados nove atendimentos pela unidade local. Foram cinco casos clínicos, três traumas e uma transferência.

A equipe no município é composta por 12 profissionais – seis condutores socorristas e seis técnicos de enfermagem que realizaram treinamento teórico e prático, entre os dias 25 de setembro e 11 de outubro de 2020, em Pato Branco. Ampere faz divisa com os municípios de Pinhal de São Bento, Bela Vista da Caroba, Santo Antônio do Sudoeste, Santa Izabel do Oeste e Realeza. Pelas estradas transitam muitos veículos diariamente.

Segundo André Ribeiro Morrone, coordenador médico do NEI (Núcleo de Educação Itinerante) do Ciruspar, durante o curso foi reforçada a questão da biossegurança como prioridade nesse momento de pandemia. “Foram abordados os pontos relevantes sobre os cuidados dos socorristas, uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e estratégias nos atendimentos de casos suspeitos ou confirmados de Covid-19”.

Além da questão da biossegurança, foram abordados os temas de atendimentos pertinentes ao serviço de APH (Atendimento Pré-Hospitalar) – pacientes vítimas de acidentes, casos clínicos, parto, psiquiátrico e pediátrico.

A cidade de Ampere foi escolhida para essa nova base levando em consideração o parâmetro de tempo-resposta, a partir das necessidades detectadas na região.

Ficou configurado o desenho regional da rede com a preocupação em considerar os critérios de concentração e dispersão dos diversos pontos de atenção dentro do território sanitário, e ainda combinar de um lado economia de escala, escassez relativa de recursos e a qualidade dos serviços; e de outro, o acesso a esses serviços já existentes na região.

O Ciruspar Samu 192 recebe em média cinco mil chamadas por mês, essas chamadas geram cerca de 1.500 atendimentos com ambulâncias.

Com Assessoria e Jornal de Beltrão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *