Ouça Ao Vivo

30 de junho de 2025 14:54

Carregando...

Augustinho Zucchi é aprovado em sabatina para cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Paraná

às
Julio Cesar Alves

O ex-prefeito de Pato Branco, Sudoeste do Paraná, Augustinho Zucchi, foi aprovado pela Comissão Especial da Assembleia Legislativa para ocupar o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR). Ele passou por uma sabatina na manhã desta segunda-feira (12).

Os parlamentares membros do grupo seguiram o voto favorável do relator na Comissão Especial, deputado Luiz Fernando Guerra (União Brasil). Zucchi foi indicado para o posto pelo governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), após a aposentadoria do ex-conselheiro Nestor Baptista.

O candidato à vaga respondeu questionamentos sobre a cooperação entre o TCE-PR e outros poderes estaduais, como a própria Assembleia Legislativa, e a relação do órgão com prefeituras e câmaras de vereadores. Ele também foi perguntando sobre questões como a fiscalização dos pedágios no Paraná e o estreitamento das relações do Tribunal de Contas com os municípios. Com a aprovação, a Mesa Executiva da Assembleia será notificada para convocar uma sessão especial a fim de deliberar sobre o nome indicado para a vaga.

Após as perguntas dos deputados, Luiz Fernando Guerra realizou a leitura do relatório, propondo a aprovação do sabatinado. Conforme o Regimento Interno da Assembleia, a Comissão é composta por cinco membros, respeitando a representação partidária. Ela foi formada pelo presidente, deputado Márcio Nunes (PSD), pela deputada Mabel Canto (PSDB), pelo deputado Márcio Pacheco (Republicanos), pelo deputado Tião Medeiros (PP), além do relator. O deputado Homero Marchese (Republicanos) também participou do encontro.

Aprovado pela Comissão, Zucchi afirmou que a sabatina é uma parte importante e legítima do processo de escolha do novo conselheiro do Tribunal de Contas.

Nascido em Itapejara D’Oeste, Augustinho Zucchi é engenheiro agrônomo, funcionário de carreira do Instituto Água e Terra (IAT). Foi chefe do Escritório Regional do Instituto, em Pato Branco, e conduzido ao cargo de Diretor de Terras, em Curitiba, onde ficou até 1990. Entre 1991 e 1994, chefiou o Escritório Regional da Secretaria da Agricultura de Pato Branco.

Foi eleito deputado estadual, em 1994, com 18.622 votos. Permaneceu na Assembleia Legislativa até 2012, durante cinco mandatos. Deixou o Legislativo para assumir a prefeitura de Pato Branco, em 2013. Reeleito, permaneceu na prefeitura até 2020. Em 2022, assumiu a Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas do Paraná.

Fonte e foto: Assessoria Alep

Foto de Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Esporte
Policial
Regional
Policial
Geral
Geral
Geral
Geral

Em Alta

Policial
Regional
Geral
Geral
Geral
Policial
Geral
Esporte