Os municípios da microrregião de Francisco Beltrão, que integram a ARSS (Associação Regional de Saúde do Sudoeste), já receberam a primeira remessa de testes rápidos para Covid adquiridos pela entidade. A Associação comprou 200 mil exames para serem utilizados conforme a demanda de cada município e já recebeu um lote com 28 mil testes.
Os testes rápidos estão sendo amplamente utilizados nas cidades para identificar casos de Covid, rastrear contatos e isolar pacientes confirmados com a doença. Francisco Beltrão, por exemplo, montou uma tenda no Calçadão, há quase um mês, para fazer este tipo de exame e coletou amostras de quase cinco mil pessoas neste período. Ontem, São Jorge D’Oeste também iniciou tal ação com os testes comprados via associação de saúde. “A testagem em massa é uma diretriz mundial para conter o avanço da Covid e aqui na região estamos intensificando este trabalho com a união dos 27 municípios filiados à ARSS”, comenta o presidente da entidade e prefeito de Santo Antônio do Sudoeste, Ricardo Ortiña.
As próximas remessas de testes devem ser distribuídas conforme a necessidade de cada Prefeitura. Com a compra via ARSS, o valor unitário dos exames é significativamente reduzido devido à quantidade adquirida. Os testes são do tipo antígeno, que identificam a presença de vestígios do coronavírus nas secreções e tem resultado em 15 minutos.
Fonte e foto: Jornal de Beltrão