Amsop reúne municípios em seminário com o presidente da Paraná Turismo

Neste momento de retomada dos setores da economia, com o arrefecimento da pandemia da covid-19, especialistas apontam que o turismo regional deve ter um aumento na procura em razão das exigências sanitárias para destinos em outros estados e até outros países.

E para fomentar o turismo no Sudoeste, a Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) realizou, nesta terça-feira, 14/09, um seminário com o presidente da Paraná Turismo, João Jacob Mehl, para prefeitos e secretários/diretores municipais de turismo.

No mapa do turismo do Estado, o Sudoeste está na região Vales do Iguaçu, que, de acordo com um levantamento da Paraná Turismo, possui 174 atrativos turísticos em 14 segmentos, com destaque para turismo de negócios e eventos, religioso, ecoturismo e turismo rural.

“Nós precisamos segurar o turista na região, através de uma articulação entre os municípios, sobretudo, com relação ao calendário de eventos oficiais”, declarou o presidente da Paraná Turismo, João Jacob Mehl. “Em 2019, o Paraná foi o estado que mais cresceu em turismo no País, mas, ainda assim, há um campo muito grande a ser explorado”, complementou Jacob Mehl.

Durante o seminário, a diretora da Paraná Turismo, Isabella Tioqueta, apresentou aos municípios o acesso a recursos públicos disponibilizados pelo Ministério do Turismo, a participação de equipes das prefeituras em capacitações oferecidas pela Paraná Turismo, bem como, o apoio técnico da Instância de Governança Regional (IGR) que, no Sudoeste, está sob responsabilidade de Célio Bonetti.

“Todos os prefeitos do Sudoeste estão empenhados em, cada vez mais, fortalecer o turismo regional”, enfatizou o presidente da Amsop e prefeito de Bom Sucesso do Sul, Nilson Feversani. Ele ainda complementou que, após reunião na Itaipu Binacional, o diretor brasileiro da usina, general João Francisco Ferreira demonstrou interesse em incentivar o desenvolvimento turístico na região: “temos também os alagados nos municípios de Planalto, Capanema, região de Nova Prata do Iguaçu e São Jorge D’Oeste, as águas termais em Sulina e Verê, então, tem um peso muito importante para futuros aportes por parte da Itaipu”.

Já o vice-presidente da Amsop e prefeito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana falou sobre a importância da parceria entre setor público e iniciativa privada para a execução de projetos na área do turismo.

A Frente de Honra contou, ainda, com o representante da Comissão de Turismo da Amsop e prefeito de Boa Esperança do Iguaçu, Givanildo Trumi, dos prefeitos de Coronel Vivida, Anderson Barreto, e Cruzeiro do Iguaçu, Leonir Gelhen, e, ainda, do presidente da Agência de Desenvolvimento do Sudoeste do Paraná, Gilmar Ribeiro de Melo, e o gerente da Regional Sul do Sebrae, Cesar Coline.

Fonte e foto: Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *