Ampére e mais quatro cidades do sudoeste receberão recursos para produção de uvas

Ampére, Enéas Marques, Francisco Beltrão, Salgado Filho e Santo Antônio do Sudoeste são os cinco municípios pertencentes ao Núcleo Regional da Seab de Francisco Beltrão que foram contemplados pelo programa Revitis, destinado a estimular a produção de uva no Paraná.

Os projetos foram elaborados pelo IDR-PR com a participação de cada prefeitura. O valor total recebido pelos cinco municípios do Sudoeste ultrapassa os R$ 1,4 milhões e, segundo a chefe regional da Seab, Denise Adamchuk, já está disponível para que cada prefeitura faça as licitações necessárias. “É um projeto que vai durar quatro anos para incentivar os produtores de uva. Temos muito potencial em nossa região e áreas de pesquisa dentro da tecnologia para produzir melhor”, afirma Denise.

O deputado estadual Reichembach (PSC), líder do bloco agropecuário da Assembleia Legislativa do Paraná, participou do lançamento do programa em novembro de 2019 e comemora a chegada dos recursos que irão beneficiar 59 produtores. “É dinheiro público sendo investido para melhorar a renda dos produtores de uva, suco e vinho, um segmento que é tradição na nossa região e que gera emprego e renda. Precisamos apoiar os produtores para que eles fiquem no campo”, comenta Reichembach.

Uva no Paraná
Atualmente são 3.666 hectares de área plantada – 2.049 hectares com uva de mesa e 1.617 hectares com uva rústica, para fabricação de sucos e vinhos. O Estado perdeu dez mil postos de trabalho nos últimos dez anos e agora pretende voltar a ser referência com a ajuda do programa Revitis.

O programa
O Revitis é gerido em parceria pela Secretaria da Agricultura e Abastecimento, Emater, Iapar, Associação de Vitivinicultores do Paraná (Vinopar), Senar, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Assembleia Legislativa e secretarias da Fazenda, do Planejamento e Projetos Estruturantes e do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo e prefeituras.

Fonte e foto: Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *