Your API key has been restricted. You may upgrade your key at https://www.weatherbit.io.
Your API key has been restricted. You may upgrade your key at https://www.weatherbit.io.

Ademar Traiano é reeleito para presidência da Assembleia Legislativa

Eleito para seu nono mandato na Assembleia (a primeira eleição foi em 1990) e seu quinto como presidente da Casa (o primeiro biênio foi 2015-16), o deputado beltronense Ademar Traiano (PSD), 70 anos, destacou a esperança como mote no seu pronunciamento. “Esperança! Quando se tem esperança, tudo faz sentido; quando se perde a esperança, o futuro se torna incerto. Esperança! Foi esta palavra que os brasileiros elegeram como a Palavra do Ano de 2022, em pesquisa do Instituto Ideia. Faz sentido. Depois de dois anos de privações – na vida familiar, nas relações sociais e no trabalho –, 2022 foi o ano da transição: da liberdade restrita para a liberdade plena.” Ele lembrou que nos seus 41 anos de vida pública, foi vereador e prefeito em Santo Antônio do Sudoeste, nso anos 80, e deputado estadual a partir da década de 90. “De todos os cargos, o de presidente desta Casa é o que mais me desafiou, mas também o que mais me recompensou”, disse.

Retomada gradual e segura depois de dois anos de pandemia
“Depois de dois anos de perdas – em vidas humanas, na educação e em postos de trabalho –, 2022 foi o ano da retomada: gradual mas segura. A pandemia nos impôs desafios nunca antes enfrentados e mudou a vida de forma indelével. Nossa capacidade de adaptação à realidade foi posta à prova. Nossa competência de lidar com a crise foi testada no limite máximo. Nossa vocação para o trabalho foi desafiada diariamente. Nossa habilidade política foi exigida em sua plenitude. Saímos mais fortes, mais solidários e mais preparados para a enorme tarefa de devolver à vida seu curso normal – ainda que diferente do habitual. Assim, 2023 é o primeiro ano de uma nova jornada, de um novo tempo. Jornada que começa com importantes conquistas: o Paraná superou a pandemia com mérito, manteve-se na vanguarda e tornou-se a quarta economia do Brasil. Resultados que são produto de uma equação coletiva: a soma da nossa pró-atividade e a multiplicação do trabalho – mesmo quando tivemos de fazer tudo isso de forma remota.”

Assembleia Legislativa é a síntese do pensamento dos paranaenses
“Esta Casa que, por definição, é a síntese do pensamento da maioria dos paranaenses, deu o indispensável suporte legal para viabilizar as decisões do Estado. Por isso, nada mais justo do que registrar aqui um efusivo agradecimento da Assembleia Legislativa a todos os paranaenses: vocês fizeram a diferença na batalha contra um inimigo desconhecido e mortal. Vencemos todos! E isso não há o que pague!

Lá em 2015 eu afirmei…
“Ao assumir a presidência desta Casa pela primeira vez em 2015, eu afirmei que “um homem sozinho não pode fazer todas as leis, pois isso seria uma ditadura; um homem sozinho não pode reunir todo o conhecimento e sabedoria, pois isso seria imitar o poder divino; um homem sozinho não pode ter sempre razão, pois isso seria pura arrogância.” Disse mais: “aqui os diferentes se tornam iguais no propósito de buscar uma vida melhor para todos e que nossas divergências são menores que nossa disposição ao diálogo. Segui à risca a disciplina que me impus para devolver a esta Casa a harmonia plena e seu papel determinante no desenvolvimento do Paraná. Hoje, é fato de domínio público que a Assembleia Legislativa teve, tem e terá sempre um papel decisivo na construção do Paraná que queremos e merecemos.”

Pois isso reafirmo…
“Por isso reafirmo minha crença de que, nesta Casa, não há obstáculos intransponíveis; não há debates que não produzam avanços; não há tabus que resistam ao crivo da análise sempre serena e propositiva. Com independência e liberdade esta Casa há de persistir em sua missão constitucional de entregar o ordenamento legal que norteia as decisões de todos os poderes e a conduta da sociedade. A Assembleia é um colegiado de 54 deputadas e deputados, centenas de servidores e um conjunto de ferramentas trabalhando em harmonia.”

Boas-vindas aos novos
“Dou as boas-vindas aos novos parlamentares. Aos que renovaram seus mandatos, peço que continuem com o mesmo espírito da boa convivência. Também peço que sejam solidários, emprestando aos iniciantes o conhecimento que acumularam. Somos um só time: os mais experientes ajudam os menos experientes. E o Paraná ganha.”

Fonte: Jornal de Beltrão – Foto: Assessoria Alep

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *