Ouça Ao Vivo

29 de julho de 2025 03:16

Carregando...

Adapar abre cadastro para mapear pomares de uva e prevenir deriva de agrotóxicos

às
Julio Cesar Alves
Foto: Agência Estadual de Notícias

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) iniciou o cadastramento de produtores comerciais de uva no Estado. A medida tem como objetivo identificar a localização e as características dos pomares para subsidiar ações preventivas, educativas e de fiscalização, com foco na redução do risco de deriva na aplicação de agrotóxicos. O cadastro deve ser feito por meio de formulário disponível no site da Adapar.

A iniciativa também busca fornecer aos profissionais da agronomia uma ferramenta que permita prever e identificar as áreas de cultivo de uva no momento da emissão dos receituários agronômicos.

Segundo o chefe do Departamento de Sanidade Vegetal da Adapar, Paulo Brandão, com essas informações os agrônomos poderão adotar os cuidados necessários para garantir o cumprimento das distâncias de segurança estabelecidas na Portaria Adapar nº 129/2023 para aplicação de agrotóxicos. “A norma define as distâncias mínimas que devem ser respeitadas durante a aplicação desses produtos no Paraná”, explica Brandão.

Conforme o Departamento de Sanidade Vegetal da Adapar (DESV), ao ter acesso prévio à localização das parreiras, segundo o Departamento de Sanidade Vegetal da Adapar (DESV), os profissionais poderão planejar as aplicações de forma mais precisa, escolhendo produtos adequados e definindo os períodos de aplicação para minimizar riscos.

Fonte: AEN

Foto de Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Policial
Policial
Esporte
Policial
Policial
Geral
Esporte
Policial

Em Alta

Policial
Policial
Policial
Policial
Esporte
Esporte
Geral
Policial