Ouça Ao Vivo

10 de novembro de 2025 20:02

Carregando...

A segunda maior enchente da história de Francisco Beltrão

13/10/2022
às09:12
Julio Cesar Alves

Os números mostram que, em dois dias seguidos, esta enchente de 10 e 11 de outubro de 2022 superou as demais, até as históricas de 1983. Choveu, agora, 227,6 milímetros, superando os 189,6 de julho e os 226,7 de maio de 1983.

Pode-se argumentar que nesta enchente a água não chegou em locais como a Avenida Júlio Assis Cavalheiro, desde a ponte (que passou por cima) até o Hospital São Francisco.

É que após aquelas duas grandes enchentes de 1983 veio a dragagem do Marrecas (na primeira gestão do prefeito Guiomar Lopes), com encompridamento da ponte da Avenida Luiz Faedo, e, na gestão de Cleber Fontana, a abertura do túnel, que, ainda em obras, já está funcionando parcialmente. Não fossem essas obras, os alagamentos de agora teriam sido bem maiores.

Teve gente criticando, nas redes sociais, que o túnel não resolveu. O prefeito Cleber lembrava ontem que o canal ainda está sendo aberto. “Falta afundar mais cinco ou seis metros.”

Demorou pra subir e, depois, baixar

A chuva desta semana só parou mesmo por volta das 19h de terça-feira, mas o Rio Marrecas continuou subindo até na madrugada da quarta-feira. Começou a baixar ao amanhecer, mas lentamente, até a noite continuava alto (chegou a subir oito metros), deixando várias ruas impedidas para o trânsito.

Fonte e foto: Jornal de Beltrão

Foto de Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Geral
Ampére
Esporte
Policial
Geral
Esporte
Policial
Policial

Em Alta

Policial
Geral
Esporte
Policial
Esporte
Ampére
Policial
Geral
Geral