Ouça Ao Vivo

26 de agosto de 2025 08:59

Carregando...

Arcebispo de Cascavel se pronuncia após prisão de padre acusado de assédio sexual

às
Julio Cesar Alves
Foto: Portal CGN

O Arcebispo de Cascavel, Dom José Mário, realizou na manhã desta segunda-feira (25) um pronunciamento oficial em resposta à prisão de um padre cascavelense acusado de assédio sexual. O religioso, cujo nome não foi divulgado, já estava afastado de suas funções há alguns dias, desde que a Igreja Católica recebeu a denúncia e tomou conhecimento da investigação dos fatos.

Em sua fala, Dom José Mário expressou consternação e sofrimento diante da situação, ressaltando que a Igreja deseja que a verdade venha à tona. “Se o padre, de fato, cometeu delito, ele deve responder por isso”, afirmou. O arcebispo destacou ainda que, ao assumir a liderança em Cascavel, instituiu para todos os presbíteros um código de conduta, com orientações claras sobre o comportamento esperado dos padres.

Segundo Dom José Mário, a denúncia foi recebida formalmente pela Igreja, o que permitiu a adoção imediata dos procedimentos recomendados pelo direito canônico. O padre foi suspenso de suas atividades e um processo de investigação foi aberto. “Temos um prazo de 90 dias na diocese, depois encaminhamos para a Congregação da Doutrina da Fé, ou do Clero, em Roma, no Vaticano, onde eles farão o julgamento”, explicou o arcebispo. Ele acrescentou que, caso seja confirmada a prática de pedofilia, a decisão do Vaticano tem sido a demissão do estado clerical, o que implica o desligamento do padre de suas funções religiosas.

O arcebispo também comentou sobre as transferências de padres entre paróquias, explicando que se trata de uma prática comum na Igreja, visando o dinamismo e a renovação do trabalho pastoral. No caso específico, o padre investigado já estava há nove anos na mesma paróquia, ultrapassando o período considerado ideal, motivo pelo qual sua transferência já estava sendo avaliada pelo conselho dos presbíteros.

Dom José Mário enfatizou o compromisso da Igreja em apoiar possíveis vítimas de abuso, oferecendo auxílio para superar as dificuldades e curar as feridas. “É uma atitude positiva da igreja, de solidariedade, de ajuda e de compreensão e de acompanhamento destas pessoas”, declarou.

Ao final do pronunciamento, o arcebispo destacou que a Arquidiocese de Cascavel conta com 74 padres, ressaltando que a grande maioria é composta por homens justos e dedicados à missão religiosa. Ele pediu que a comunidade católica continue orando pela Igreja e por seus padres e reforçou a importância de denúncias formais em casos de conduta inadequada. “Se eventualmente tiver algum comportamento equivocado de qualquer um dos presbíteros ou diáconos, por favor, ofereçam-nos a denúncia e nós vamos acolher”, concluiu.

Fonte: Portal CGN

Foto de Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Regional
Regional
Regional
Policial
Geral
Policial
Policial
Policial

Em Alta

Policial
Policial
Policial
Policial
Geral
Regional
Policial
Regional
Regional