Ouça Ao Vivo

9 de setembro de 2025 22:01

Carregando...

Projeto prevê praças de pedágio em Ampere e Vitorino

às
Julio Cesar Alves

Desde que foram liberadas as primeiras informações sobre o processo de concessão de parte do Corredor Sudoeste, leitores do JdeB têm questionado sobre a localização exata das praças de pedágio.

Os mapas iniciais somente apontavam as proximidades de onde as praças devem se localizar, mas nos estudos de tráfego e avaliação da capacidade viária as informações estão mais precisas. A primeira praça ficará cerca de sete km distante do trevo de Ampere (sentido Beltrão), no km 510 da PR-182.

Pedágio prevê rodovia duplicada e um contorno em Marmeleiro
A outra será no km 241 da PR-280, a cerca de seis km da cidade de Vitorino (sentido Beltrão). De uma praça até a outra, vai dar cerca de 80 km de distância. A implantação das praças não interfere na integração entre municípios em algumas áreas, como Ampere-Santa Izabel-Realeza, Beltrão-Marmeleiro-Renascença e Pato Branco-Vitorino-São Lourenço do Oeste (SC).

A segunda praça inicialmente era apontada como sendo em Renascença e no estudo é indicada em Pato Branco, mas a localização exata é em Vitorino. Para os usuários, há pouca diferença, mas, para o município, ter a praça em sua área territorial representa mais retorno de ICMS gerado com a arrecadação do pedágio.

Pode ter alteração
A localização das praças é uma sugestão inicial e pode sofrer alterações. O estudo avalia, por exemplo, a variação de demanda dependendo de onde está a praça, a existência de rotas de fuga para desvio, o confronto com áreas urbanas e a necessidade de trechos em reta para instalação, visando à segurança dos usuários.

O estudo encomendado pelo Governo Federal traz ainda informações sobre o volume de tráfego atual, projeções de demanda e a arrecadação prevista em cada praça. As duas unidades têm número próximos de tráfego médio por dia, mas a de Vitorino têm maior movimento de veículos e caminhões.

Em Ampere, a estimativa de arrecadação diária é de R$ 49 mil e em Vitorino, de R$ 117 mil em 2023. Estes valores não consideram os descontos para usuários frequentes e para quem usa tag na cancela automática.

Fonte e foto: Jornal de Beltrão

Foto de Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Policial
Esporte
Ampére
Ampére
Geral
Pinhal de São Bento
Policial
Policial

Em Alta

Policial
Policial
Policial
Ampére
Policial
Policial
Pinhal de São Bento
Esporte
Ampére