Ouça Ao Vivo

19 de setembro de 2025 08:42

Carregando...

Número de pessoas privadas de liberdade estudando no Paraná quase triplica desde 2018

às
Julio Cesar Alves
Foto: Agência Estadual de Notícias

Em todo o Paraná, 9.556 pessoas custodiadas nas unidades prisionais estão estudando no ensino fundamental, médio e superior. Desse total, 5.617 estão matriculadas no fundamental, outras 3.821 cursam o ensino médio e 118 estudam no ensino superior. O número total de pessoas privadas de liberdade no Estado hoje é de 41.382, o que significa que quase um quarto dos custodiados estão estudando, sendo que o índice atual de analfabetismo é de 0,49%.

Esses números fazem parte do trabalho da Polícia Penal do Paraná (PPPR) de possibilitar melhores oportunidades de futuro e redução de reincidência criminal dos custodiados, o que significa também mais segurança para a população em geral. A meta da PPPR é zerar o analfabetismo nas prisões do Paraná em 2025 com o trabalho das equipes regionais de educação e das unidades penais.

“O trabalho da segurança pública começa na prevenção, passa pela investigação, pela prisão de criminosos e continua com a custódia de quem cumpre pena. Nessa etapa, a educação se torna uma das ferramentas mais poderosas de transformação. Recuperar pessoas privadas de liberdade e prepará-las para uma vida longe do crime é uma forma direta de proteger a sociedade e construir um futuro mais seguro para todos”, afirma o secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira.

Fonte: AEN

Foto de Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Geral
Geral
Policial
Ampére
Geral
Ampére
Geral
Regional

Em Alta

Policial
Geral
Regional
Geral
Policial
Ampére
Ampére
Geral
Geral