Ouça Ao Vivo

23 de fevereiro de 2025 11:49

Carregando...

Moradores de Ampére reclamam, de novo, de oscilações de energia

às
Julio Cesar Alves
Foto: Jornalismo Ampére AM/Interativa FM

Ao longo dos últimos dias, moradores de comunidades da área rural de Ampére têm registrado prejuízos com quedas e oscilações de energia elétrica. Os problemas se intensificaram a partir de quarta-feira, 19, quando foram registrados consideravelmente “cortes” rápidos. No entanto, a situação se agravou com a falta de energia por períodos mais longos, como na noite desta quinta-feira, 20.

O Jornalismo Ampére AM/Interativa FM recebeu pelo menos 20 reclamações feitas por moradores de diversas localidades, como São Salvador, Cabeceira do São Salvador, São Sebastião, KM 55, Irmãos Pereira, Planaltinho e até em Pinhal de São Bento, no limite com Ampére, nas linhas 15 de Novembro e 16 de Novembro. Todos os ouvintes que conversaram com a reportagem fizeram registros nos canais de atendimento da Copel, mas o problema persistiu nesta sexta-feira, 21. E todos afirmam: “Pagamos em dia nossa conta de energia. Queremos uma solução para esse problema.”

Os relatos são diversos e apontam oscilações frequentes há vários anos. Um morador afirmou que “quase todo dia a energia oscila”. Os prejuízos materiais são grandes, incluindo a queima de eletrodomésticos, como motor de resfriador de leite, micro-ondas, máquina de lavar roupas, TVs e bomba de poço artesiano. Além dos equipamentos danificados, a instabilidade elétrica também afeta a produção rural, prejudicando a criação de aves, suínos e a produção de leite, e até trabalhos domésticas do dia a dia.

Um ouvinte comentou: “Sempre estraga carne, leite, fora as outras coisas que temos que jogar fora.” Outro relato é de um ouvinte que um familiar tem problemas de saúde e que a situação afeta até a conservação de medicamentos que precisam ser refrigerados.

Para se ter uma ideia do problema que tem tirado a paciência dos moradores dessa região de Ampére, apenas na tarde desta sexta-feira, 21, em uma propriedade, foram registradas seis quedas de energia até as 16h30. Em outra, foram cerca de 15, segundo mensagem enviada ao jornalismo das emissoras.

Posicionamento da Copel
O Jornalismo Ampére AM/Interativa FM entrou em contato com a assessoria de comunicação da Copel, que enviou uma nota oficial:

“Foi identificada a ocorrência de um curto-circuito na rede que atende à região, como a causa de desligamentos e oscilações, nesta sexta-feira (21/2). As equipes da Copel estão em campo para sanar o problema. Já as oscilações de energia, entre os dias 18/2 e 20/2, ocorreram devido a manobras técnicas, necessárias à estabilização da rede elétrica.
Neste ano, a Copel tem investimentos de R$ 1,7 milhão previstos para Ampére e região, que deverão ser aplicados na melhoria da rede de distribuição de energia. A cidade também fez parte da Fase I de implantação da Rede Elétrica Inteligente (REI), o maior programa de modernização de gestão e distribuição de energia elétrica no país. Já estão instalados em Ampére, 7.416 medidores inteligentes de energia na área urbana e outros 1.688 na área rural.”

O prefeito Douglas Potrich informou que já cobrou a Copel para realizar melhorias e que em breve estará em Curitiba para debater o problema com a direção da empresa. O Jornalismo Ampére AM/Interativa FM continuará acompanhando esse caso até que o problema seja resolvido.

Ouça alguns relatos:

Picture of Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Esporte
Regional
Regional
Policial
Geral
Regional
Geral
Geral

Em Alta

Nenhuma notícia encontrada