Ouça Ao Vivo

26 de dezembro de 2024 19:23

Carregando...

Excesso de chuva pode afetar qualidade do feijão

às
Julio Cesar Alves
Foto: Agência Estadual de Notícias

A safra 2024-2025 de feijão – primeira safra – de feijão pode ser afetada pelo excesso de chuvas que caíram entre os dias 6 e 8 de dezembro. Nesta safra houve um incremento considerável da área de cultivo na região de Francisco Beltrão-Dois Vizinhos. Na safra normal 2023-2024 tinham sido plantados 2.500 hectares e na safra atual foram plantados 13.500 hectares.

A maioria das áreas estão na fase de maturação, ou seja, próximas de serem colhidas. O feijão tem um ciclo curto – 90 dias. Porém, o feijão não suporta excesso de temperaturas ou excesso de umidade.

Antoninho Fontanella, do Departamento de Economia Rural, do núcleo regional da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab) de Francisco Beltrão, diz que é preciso esperar alguns dias para observar possíveis prejuízos. Mas ele acredita que haverá quebra na produtividade e qualidade do produto.

Em anos anteriores, a primeira safra de feijão – safra normal, de setembro a dezembro – muitos agricultores plantavam somente para consumo familiar. Desta vez, no entanto, tem produtores que plantaram até 50 alqueires. Com o excesso de chuvas pode ocorrer de plantas de feijão rebrotarem e provocarem prejuízos à produção.

Há áreas de feijão que foram dessecadas – foi passado o químico para a secagem das plantas – e aguardam o tempo firmar para que os produtores rurais possam entrar com as máquinas colheitadeiras.

Para as lavouras de soja e milho, por enquanto, não há perspectiva de quebra na produção devido ao excesso de precipitações.

Fonte: Jornal de Beltrão

Picture of Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Policial
Regional
Policial
Policial
Regional
Regional
Regional
Policial

Em Alta

Policial
Policial
Policial
Geral
Geral
Regional