Ouça Ao Vivo

26 de dezembro de 2024 11:48

Carregando...

Paraná encerrou 2022 com alta de 4,4% no setor de serviços, aponta IBGE

às
Julio Cesar Alves

O Paraná encerrou o ano passado com alta de 4,4% no setor de serviços. O comparativo é dos 12 meses de 2021 com o mesmo período de 2022. Na variação mensal, de novembro para dezembro, o crescimento foi de 0,4%, e no comparativo com o mesmo mês do ano passado, de 4,2%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta sexta-feira (10).

O setor engloba turismo, transporte, hotelaria, academias, escolas de ensino, beleza, arquitetura, informática, técnicos especializados e telecomunicações (a lista completa está AQUI).

O turismo (hotéis, passagens aéreas, parques de diversões) encerrou o ano passado com crescimento de 27,8%, fruto de um ano inteiro dentro de um cenário de normalidade, distante da realidade de 2021, ainda no início da vacinação contra a Covid-19. Na passagem de novembro para dezembro, o crescimento do setor alcançou 2,2%, e em relação ao último mês de 2021 o aumento foi de 12,3%, um dos melhores resultados comparativos do País.

Os indicadores positivos do ano no Paraná também foram puxados por serviços prestados às famílias, como academias, hotéis e teatros (17,6%), serviços profissionais, como locação de automóveis, agências de publicidade e promoção de congressos (10,4%), transporte e serviços auxiliares (3,6%) e outros serviços, entre eles reparação e manutenção, aluguel de imóveis e atividades de apoio à agropecuária (0,7%).

Na passagem do mês, os destaques foram serviços profissionais, administrativos e complementares (15,5%), outros serviços (7,4%), serviços prestados às famílias (3%) e serviços de informação e comunicação (3,4%). As variações são de dezembro de 2022 com o mesmo mês de 2021.

RECEITA – Segundo o IBGE, a receita do segmento também aumentou no último ano, em 14,9%, enquanto a variação do mês registrou crescimento de 0,9%. No turismo, a receita advinda do aumento da movimentação cresceu 43,2% no ano e 3,3% no mês.

Fonte e foto: Agência Estadual de Notícias

Picture of Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Policial
Policial
Regional
Regional
Regional
Policial
Geral
Geral

Em Alta

Policial
Regional
Regional
Policial
Geral
Geral