Ouça Ao Vivo

9 de setembro de 2025 10:05

Carregando...

Sesa confirma mais um caso de chikungunya

às
Julio Cesar Alves

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou o primeiro caso de chikungunya em São Miguel do Iguaçu, no oeste do Paraná. A divulgação veio em boletim emitido na terça-feira (7). De acordo com a secretaria, a infecção é autóctone, ou seja, aconteceu na cidade em que o paciente mora.

É a mesma situação de outros dois casos da doença registrados em Foz do Iguaçu e Pato Branco, no sudoeste. No total, o Paraná tem dez confirmações de chikungunya. Outros 107 foram notificados e 41 continuam em investigação.

A chikungunya é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, o mesmo da dengue e da zika.

Mobilização
A preocupação da Sesa aumentou depois que o Ministério da Saúde e Bem-Estar Social do Paraguai comunicou a existência de um surto da doença. Somente neste ano, o país identificou mais de 5,6 mil casos. Na terça, representantes da secretaria se reuniram com outras organizações de saúde, como o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), para definir estratégias de combate.

Na semana passada, a Sesa emitiu um alerta para que municípios das regiões oeste e sudoeste notifiquem imediatamente qualquer caso, treinem equipes médicas e articulem ações com a população para remoção dos criadouros.

Conforme a Sesa, os principais sintomas da doença são:
febre;
dores intensas nas articulações;
dor nas costas;
dores pelo corpo;
erupções avermelhadas na pele;
dor de cabeça;
náuseas e vômitos;
dor atrás dos olhos;
dor de garganta;
calafrios;
diarreia e/ou dor abdominal (principalmente em crianças).

Segundo a secretaria, a doença pode deixar os pacientes incapacitados total ou parcialmente, por meses ou anos, em razão de dores articulares crônicas.

Fonte: Portal G1 Oeste e Sudoeste – Foto: AEN

Foto de Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Ampére
Geral
Pinhal de São Bento
Policial
Policial
Policial
Policial
Ampére

Em Alta

Policial
Policial
Ampére
Policial
Geral
Policial
Policial
Ampére
Policial