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7 de agosto de 2025 17:47

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Continuação da revitalização da PRC-280 leva desenvolvimento às cidades do Sudoeste

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Julio Cesar Alves

O segundo lote da restauração da PRC-280 vai receber um investimento adicional de R$ 187 milhões. Trata-se do principal corredor logístico entre a região Sudoeste e o Litoral do Paraná, feito com a técnica whitetopping, na qual o pavimento asfáltico existente é adaptado para servir como base para um novo pavimento rígido de concreto, muito mais resistente ao tráfego de veículos pesados que circula no trecho, além de ter maior vida útil.

O anúncio da nova etapa foi feito pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior nesta terça-feira (07), dentro de um pacote bilionário de investimentos em infraestrutura para todo o Paraná. A segunda etapa liberada agora prevê a revitalização de um trecho de aproximadamente 40 quilômetros entre Palmas e a cidade de Clevelândia.

O primeiro lote, que envolve a pavimentação de 59 quilômetros entre Palmas e a BR-153, na divisa do Paraná com Santa Catarina, está na fase de conclusão. A pavimentação foi terminada em janeiro e as equipes contratadas trabalham na finalização dos dispositivos de drenagem e na sinalização do trecho da rodovia, que foi o primeiro do Paraná a ser feito com o whitetopping e resolve uma demanda de mais de 20 anos da população da região.

O governador explicou que a segunda etapa faz parte de um projeto maior que deve beneficiar toda a região Sudoeste. “Nós já concluímos a pavimentação de Novo Horizonte até Palmas e vamos fazer agora o trecho até Clevelândia. A nossa meta é chegar até Pato Branco abrangendo todo o Sudoeste do Estado”, informou Ratinho Junior, que disse se tratar de um modelo que tem chamado a atenção de outros estados.

“Essa rodovia virou uma referência para País pela sua inovação. Recebemos delegações de Minas Gerais e agora do Rio de Janeiro que vieram conhecer a modelagem, o maquinário e a tecnologia utilizados”, finalizou.

Para o secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva, os investimentos na PRC-280 resolvem parte da defasagem de investimentos em infraestrutura na região. “O Sudoeste, assim como outras regiões do Estado, carecia de investimentos porque ficou presa a uma infraestrutura dos anos 80”, afirmou. “A PRC-280 é a artéria principal da região, que já recebeu pavimento em concreto e agora serão mais 40 quilômetros de pavimentação com este material. Com isso estamos saneando, de forma sistemática e organizada, os problemas de logística para dar mais segurança aos motoristas que trafegam pela rodovia garantir novas oportunidades à população”.

Fonte e foto: Agência Estadual de Notícias

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Julio Cesar Alves

Jornalista

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