Ouça Ao Vivo

11 de setembro de 2025 10:39

Carregando...

PCH Bela Vista no sudoeste opera com alto desempenho

às
Julio Cesar Alves

Um ano após a inauguração, a Pequena Central Hidrelétrica Bela Vista apresenta resultados expressivos – a produção de energia acumulada desde o início da operação ultrapassa 146 mil Megawatts-hora (MWh). Em 2021, foram 44 mil MWh, o suficiente para abastecer uma cidade com cerca 10 mil unidades consumidoras, como Realeza ou Siqueira Campos, no Paraná. Este ano, até o momento, já gerou mais de 102 MWh, equivalente ao consumo de cidades do porte de Medianeira ou Palotina, que têm cerca de 20 mil unidades consumidoras cada.

A PCH Bela Vista está instalada no Rio Chopim, entre os municípios de Verê e São João, no Sudoeste. A usina possui 29,81 MW de potência instalada, sendo 29,322 MW nas três unidades geradoras da casa de força principal e 0,488 MW na unidade instalada na casa de força complementar, que fica junto à barragem e gera energia aproveitando a vazão mínima de água que escoa de forma permanente no trecho abaixo do barramento, mantendo a condição ambiental adequada do rio.

“Essa usina vem apresentando ótimo desempenho, com uma taxa de disponibilidade alta, comparável à das grandes usinas, acima de 90%. A disponibilidade é o principal indicador de qualidade que o setor usa e refere-se ao percentual do tempo durante o qual as unidades geradoras permanecem disponíveis para operação”, explica o diretor-geral da Copel Geração e Transmissão, Moacir Carlos Bertol.

A PCH, assim como as outras usinas da empresa, é comandada a distância, em tempo real, a partir do Centro de Operação de Geração e Transmissão da Copel, localizado em Curitiba. Na usina, atualmente trabalham sete pessoas para operação local quando necessária e manutenção da instalação.

A energia gerada na hidrelétrica é levada até a subestação existente em Dois Vizinhos através de uma linha de distribuição em alta-tensão (138 mil volts), com 18 km, que passa por Verê e São Jorge D’Oeste. Em Dois Vizinhos, é feita a conexão com o sistema interligado nacional e a energia é transportada até os pontos de consumo.

O empreendimento possui um reservatório com apenas 2,66 quilômetros quadrados. A área de floresta adquirida e recuperada pela empresa para ser preservada na região é bem maior do que o reservatório. Chega a 3,3 quilômetros quadrados, criando um corredor ecológico para abrigar animais silvestres.

Para recuperar áreas antes degradadas, foram plantadas 79 mil mudas nas margens do reservatório e instalados quase 26 mil metros de cercas para isolar e proteger a Área de Preservação Permanente (APP).

Além disso, foram executados diversos programas de proteção à fauna, flora, patrimônio arqueológico e monitoramento de condições ambientais. Muitos deles continuam sendo realizados durante a operação da PCH.

Fonte e foto: Agência Estadual de Notícias

Foto de Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Policial
Regional
Policial
Policial
Regional
Policial
Policial
Geral

Em Alta

Policial
Policial
Regional
Policial
Policial
Regional
Geral
Geral
Policial