Ouça Ao Vivo

13 de setembro de 2025 22:20

Carregando...

Assembleia Legislativa terá a maior bancada feminina da sua história, dez cadeiras

às
Julio Cesar Alves

As eleições deste ano garantiram à Assembleia Legislativa do Paraná a maior bancada feminina da história do Legislativo em quase 170 anos. Atualmente são cinco deputadas e a partir de 2023, dez parlamentares mulheres estarão representando os paranaenses, o que representa 18,5% das cadeiras estaduais.

Além do aumento significativo na participação no Legislativo, as deputadas têm outro motivo para comemorar. A resolução nº 11/2022, aprovada neste ano, formalizou a bancada feminina e garantiu a presença das deputadas na Mesa Diretora da Assembleia a partir da próxima legislatura.

Luciana, a mais experiente das mulheres
As atuais cinco deputadas estaduais se reelegeram, são elas: Mara Lima (Republicanos), Cristina Silvestri (PSDB), Mabel Canto (PSDB), Maria Victoria (PP) e Luciana Rafagnin (PT de Francisco Beltrão) — a mais experiente, foi deputada de 2001 a 2014; voltou em 2018 e agora foi reeleita. As cinco novatas que assumirão partir de 1º de fevereiro são Ana Júlia (PT), Cloara Pinheiro (PSD), Flávia Francischini (União), Marcia Huçulak (PSD) – a mais votada entre as mulheres – e Marli Paulino (Solidariedade).

Segundo Luciana, um dos fatores que podem ter contribuído para o aumento da eleição de mulheres foi o repasse do fundo eleitoral para as candidaturas femininas. Além disso, ela analisa: “As mulheres estão participando mais da política, sentindo que a participação é importante. Somos 52% do eleitorado e temos que participar de tudo que acontece na sociedade e em especial na política”. Luciana acrescenta que na Câmara Federal, a partir do ano que vem, serão 91 cadeiras femininas (hoje são 77).

Fonte e foto: Jornal de Beltrão

Foto de Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Ampére
Policial
Policial
Policial
Regional
Policial
Policial
Regional

Em Alta

Policial
Ampére
Policial