Ouça Ao Vivo

14 de novembro de 2025 04:58

Carregando...

Sudoeste vai para eleição com 494 mil eleitores segundo dados oficiais do TSE

28/07/2022
às14:10
Julio Cesar Alves

Após o período para o cadastramento e recadastramento eleitoral – que encerrou em 04 de maio – os dados oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontam que o sudoeste vai para a eleição em 02 de outubro com exatos 494.405 eleitores, conforme levantamento realizado pela Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) e Associação das Câmaras Municipais do Sudoeste do Paraná (Acamsop).

O número de pessoas aptas a votar na região corresponde a 5,8% dos eleitores paranaenses, o que, proporcionalmente, representa menos da metade dos 13% de deputados sudoestinos na Assembleia Legislativa, que ocupam 7 das 54 cadeiras.

Os dois maiores municípios da região em população, Francisco Beltrão e Pato Branco, também têm, respectivamente, o maior número de eleitores: 68,2 mil e 65,3 mil. Na sequência, aparecem Dois Vizinhos (32,6 mil eleitores) e Palmas (32,1 mil eleitores).

Já os três municípios com o menor número de eleitores são: Pinhal de São Bento (2.212), Boa Esperança do Iguaçu (2.275) e Sulina (2.819).

No sudoeste, são três os municípios que possuem mais eleitores do que habitantes: Bom Jesus do Sul (3.498 eleitores/3.472 habitantes), Manfrinópolis (2.970 eleitores/2.442 habitantes) e Salgado Filho (3.565 eleitores/3.389 habitantes).

O município de Ampére tem 14.929 eleitores.

Fonte: TSE / Tabulação: Amsop e Acamsop Foto: Agência Brasil

Foto de Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Policial
Policial
Ampére
Regional
Policial
Ampére
Policial
Geral

Em Alta

Policial
Ampére
Ampére
Policial
Policial
Policial
Regional
Policial
Policial