Ouça Ao Vivo

5 de fevereiro de 2025 03:02

Carregando...

TRE cassa quatro deputados estaduais por fraude em cota de gênero em 2018

às
Julio Cesar Alves

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE/PR) decidiu hoje cassar a chapa do antigo PSL (hoje União Brasil) para a Assembleia Legislativa nas eleições de 2018, por fraude no preenchimento da cota de gênero de candidaturas femininas. A decisão atinge quatro parlamentares: Fernando Guerra (União Brasil, Ricardo Arruda (PL), Coronel Lee (PSD) e Delegado Fernando (Republicanos). Como cabe recurso da decisão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), eles devem seguir nos cargos.

O Ministério Público Eleitoral denunciou a fraude nas cotas de gênero da coligação PSL/PTC/Patriota nas eleições de 2018. Por lei, os partidos são obrigados a reservarem 30% das candidaturas proporcionais a mulheres. De acordo com o MPE, pelo menos duas candidatas foram inscritas sem consentimento na chapa de concorrentes à Assembleia pela coligação.

Em fevereiro deste ano, o TSE aprovou a fusão do PSL com o Democratas, criando um novo partido: o União Brasil. Pela decisão, todos os 603 mil votos da chapa seriam anulados e um novo coeficiente eleitoral deve ser calculado para a distribuição das vagas.

Fonte: Portal Bem Paraná – Foto: Alep

Picture of Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Policial
Regional
Geral
Geral
Esporte
Ampére
Ampére
Esporte

Em Alta

Policial
Ampére
Policial
Esporte
Ampére
Geral
Esporte
Geral
Regional